Rota Ferradura dos Vinhedos de Santana do Livramento foi finalista do II Prêmio Inovação em Turismo RS

21 de janeiro de 2015

O concurso II Pr√™mio Inova√ß√£o Turismo RS, realizado em Porto Alegre no √ļltimo dia 18 de dezembro de 2014 pela Secretaria de Estado do Turismo, recebeu 261 projetos oriundos de 75 munic√≠pios que abarcam as 25 regi√Ķes tur√≠sticas do Estado. O Certame teve como objetivo identificar o que existe de novidade e criatividade em turismo no interior do Estado, bem como abriu espa√ßo para a divulga√ß√£o de projetos, eventos, produtos e atrativos tur√≠sticos no Rio Grande do Sul.

Com duas Comiss√Ķes de Avalia√ß√£o, compostas por experientes t√©cnicos das √°reas tur√≠stica, cultural e acad√™mica, a organiza√ß√£o da sele√ß√£o dos projetos foi dividida em ¬†seis Categorias, sendo elas: Categoria 1 ‚Äď Pr√°ticas Inovadoras em Planejamento e Gest√£o; Categoria 2 ‚Äď Pr√°ticas Inovadoras em Estrutura√ß√£o de Produto; Categoria 3 ‚Äď Pr√°ticas Inovadoras em Hospitalidade; Categoria 4 ‚Äď Pr√°ticas Inovadoras em Entretenimento e Lazer; Categoria 5 ‚Äď Pr√°ticas Inovadoras em Promo√ß√£o e Marketing; Categoria 6 ‚Äď Pr√°ticas Inovadoras em Produ√ß√£o Cient√≠fica.


PARTICIPANTES E VENCEDORES DO II PRÊMIO INOVAÇÃO TURISMO RS


Da esquerda para a direita: Leonilda Righez, Avelar Fortunato, Fernando Trindade Costa, Lis Caberlon.

Inscrita pela Universidade Federal do Pampa a rota Ferradura dos Vinhedos foi finalista nas Categorias 2 e 5, sendo que, na Categoria 2, dos oitenta e oito, trinta projetos foram classificados como finalistas, e na Categoria 5, dos trinta e seis, onze projetos foram classificados como finalistas. Os vencedores das categorias 2 e 5 foram: o projeto Cria√ß√£o do Vinho Oficial da Copa do Mundo, da Cidade de Bento Gon√ßalves, e o projeto Terra dos Bons Ventos: o Litoral Norte por Completo, ao Natural, da cidade de Os√≥rio, respectivamente. O maior n√ļmero de premiados concentrou-se na regi√£o de Gramado, Porto Alegre, Viam√£o e ¬†munic√≠pios da Serra Ga√ļcha. Inscrito pela Secretaria Municipal de Turismo tamb√©m concorreu e foi finalista pela cidade de Santana do Livramento o projeto 1¬ļ Festival Binacional de Enogastronomia e Produtos do Pampa na Categoria 3.


BELEZAS NATURAIS, ATRATIVOS CULTURAIS, RIQUEZAS HIST√ďRICAS, RELIGIOSAS E SOCIAIS


A Rota Turística Ferradura dos Vinhedos, mesmo não ganhando prêmios, recebeu Certificados de Classificação como finalista do Certame e Livramento serviu-se desta oportunidade de promoção estadual para se inserir mais no mapa do turismo do Rio Grande do Sul, deixando de ter como principal atrativo os Free Shops de Rivera.

O arranjo produtivo vitivin√≠cola de Santana do Livramento, onde est√° localizado, acha-se disposto no formato de ferradura. A via √© hoje um grande potencial tur√≠stico para a cidade e regi√£o, e se a comunidade santanense desejar poder√° consolid√°-la no m√©dio e longo prazo por suas belezas naturais, atrativos culturais, riquezas hist√≥ricas, religiosas e sociais, destacando seu enorme patrim√īnio material e imaterial para al√©m do vinho.

Por Prof. Avelar Fortunato - UNIPAMPA - idealizador da Rota Ferradura dos Vinhedos. E-mail: avelarfortunato@unipampa.edu.br

Miolo celebra os 450 anos do Rio com edição comemorativa de vinhos inspirados na cidade maravilhosa

9 de dezembro de 2014

O Rio de Janeiro completa 450 anos em mar√ßo de 2015 e o Grupo Miolo n√£o poderia ficar de fora dessa comemora√ß√£o. V√°rias a√ß√Ķes est√£o sendo programadas pela prefeitura do Rio para celebrar o anivers√°rio da cidade maravilhosa e, para brindar todos os momentos, a Miolo lan√ßa uma edi√ß√£o limitada dos tradicionais Miolo Sele√ß√£o, branco e tinto, e do espumante Miolo Cuv√©e Tradition Brut Ros√©.

Os braços do Cristo Redentor abertos sobre a Guanabara estão representados nos rótulos do Miolo Seleção Tempranillo/Touriga (tinto) e do Miolo Seleção Chardonnay/Viogner (branco). O Miolo Seleção é o vinho mais querido dos brasileiros, e, em especial, dos cariocas, os maiores consumidores de Miolo Seleção de todo o Brasil. Os vinhos da edição Rio 450 são agradáveis, frescos, e excelentes para serem apreciados à beira-mar, ou com comidinhas de boteco, entre amigos.

Para brindar com personalidade e eleg√Ęncia, no emblem√°tico calor de 40 graus do Rio de Janeiro, o espumante Miolo Cuv√©e Tradition Brut Ros√© reverencia o P√£o de A√ß√ļcar, um dos cart√Ķes-postais mais conhecidos do mundo. O espumante √© elaborado pelo m√©todo tradicional, com a segunda fermenta√ß√£o do vinho na pr√≥pria garrafa, a mesma usada nas maisons francesas para a elabora√ß√£o do champagne.

‚Äú√Č um espumante alegre como os cariocas, delicado e frutado, com a cor do ver√£o, perfeito para celebrar‚ÄĚ, afirma Alexandre Miolo, gerente comercial regional.

Para Adriano Miolo, superintendente do grupo, participar oficialmente da comemora√ß√£o dos 450 anos do Rio √© uma honra para a Miolo. ‚ÄúDesenvolvemos essa edi√ß√£o limitada levando em conta o repert√≥rio hist√≥rico, art√≠stico e cultural da cidade e do povo que a tornou um dos destinos tur√≠sticos mais desejados. Esse projeto √© ‚ÄėAquele Abra√ßo‚Äô da Miolo para o Rio cheio de encantos‚ÄĚ, diz.

As edi√ß√Ķes comemorativas ‚Äď Rio 450 estar√£o dispon√≠veis para compra a partir da segunda quinzena de dezembro. A edi√ß√£o √© limitada e haver√° uma pr√©-venda no site da Miolo (www.miolo.com.br). Posteriormente os produtos ser√£o encontrados em lojas especializadas, supermercados e restaurantes dentro do estado do Rio de Janeiro e exportados para diversos pa√≠ses em todo o mundo. O pre√ßo sugerido para consumidor final √© de R$ 37,00 para o espumante e R$ 24,00 para ambos os vinhos.

O lan√ßamento √© um projeto da Miolo em parceria com o Comit√™ Rio 450, √≥rg√£o da Prefeitura do Rio de Janeiro que coordena as comemora√ß√Ķes dos 450 anos da cidade.

Miolo Wine Group
Um dos maiores e mais reconhecidos grupos do Brasil, o Miolo Wine Group elabora 12 milh√Ķes de litros de vinhos finos por ano e √© a empresa que mais exporta vinhos no Pa√≠s, para mais de 30 pa√≠ses. A vin√≠cola iniciou seus trabalhos em 1897, quando o italiano Giuseppe Miolo chegou ao Brasil. Hoje, possui projetos em diferentes regi√Ķes: Vale dos Vinhedos (RS), Campanha (RS), Campos de Cima da Serra (RS) e Vale do S√£o Francisco (BA). Entre os s√≥cios est√£o a fam√≠lia Miolo, fam√≠lia Benedetti/Tecchio, o narrador Galv√£o Bueno e o empres√°rio Raul Anselmo Randon. Informa√ß√Ķes: www.miolo.com.br

Miolo Wine Group recebe o trof√©u ‚ÄėProdutor do Ano‚Äô no Rio Wine & Food Festival

24 de setembro de 2014

O grupo¬†Miolo, uma das principais empresas do setor de vinhos do Brasil, recebeu o trof√©u ‚ÄėProdutor do Ano‚Äô no evento de abertura do¬†Rio Wine & Food Festival, realizado na √ļltima semana no Copacabana Palace, no¬†Rio de Janeiro.

O prêmio é oferecido as vinícolas pioneiras, modelo que desenvolvem um trabalho consistente no setor do vitivinícola brasileiro

Segundo a organiza√ß√£o do evento, o trof√©u representa, ainda, a¬†personalidade do ano como produtor nacional, nesse caso personificado emAdriano Miolo,¬†superintendente do grupo. ‚ÄúPara n√≥s √© uma honra a conquista do t√≠tulo de produtor do ano dentro de um evento como o Rio Wine & Food Festival. √Č parte da defini√ß√£o de neg√≥cios do Grupo Miolo¬†atuar em todos os segmentos da cadeia vitivin√≠cola e, dentro disso,¬†fortalecer o setor no Brasil‚ÄĚ, finaliza Adriano.

Medalla Real Cabernet Sauvignon é eleito um dos 5 melhores Cabernet Sauvignons em degustação às cegas.

2 de julho de 2014

Segundo publica√ß√£o da revista inglesa Drink Business, o vinho Medalla Real Cabernet Sauvignon 2010 est√° entre os cinco melhores na lista dos “Top 15 Cabernet Sauvignons”.

A lista é fruto do Concurso Global Masters Cabernet Sauvignon, organizado pela revista no mês de Maio, em Londres. Do concurso, participaram mais de 200 amostras de vinhos, de 9 países.

Os j√ļri do concurso, na sua maioria, foi composto por Master of Wine, como: Mark Savage MW of Savage Selection, Sebastian Payne MW of The Wine Society, Demetri Walters MW of Berry Bros & Rudd, Rebecca Palmer of Corney & Barrow, Justin Knock MW of Encirc, Vanessa Cinti of CUT at 45 Park Lane and Hugo Rose MW of the Wine Investment Association e os editores da revista, Patrick Schmitt e Lucy Shaw.

Abaixo, link completo da publicação:
http://www.thedrinksbusiness.com/2014/06/top-15-cabernet-sauvignons/?article-source=newsletter&source=898&date=2014-06-12

Lista dos 15 melhores Cabernet Sauvignon da revista Drinks Business:
1. Katnook Founder’s Block Cabernet Sauvignon 2010. Australia
2. Pascual Toso Reserve Cabernet Sauvignon 2009. Argentina
3. Torres Mas la Plana 2010. Espanha
4. Santa Rita Medalla Real Cabernet Sauvignon 2010. Chile
5. Bodegas La Rosa Finca La Escondida Reserve 2013 & Cientoquince CXV. Argentina
6. Voyager Estate Cabernet Sauvignon Merlot 2009 Austr√°lia
7. Taylors Promised Land Cabernet Sauvignon 2013. Austr√°lia
8. Terranoble Reserva Terroir Cabernet Sauvignon 2012. Chile
9. Savanha Naledi Cabernet Sauvignon 2011_ South √Āfrica
10. Terramater Altum Cabernet Sauvignon 2010. Chile
11. Cono Sur Single Vineyard Cabernet Sauvignon 2011. Chile
12. Cederberg Five Generations Cabernet Sauvignon 2011. South √Āfrica
13. Bird in Hand Cabernet Sauvignon 2010. Austr√°lia.
14. Jackson Family Wines Stonestreet Monument Ridge Cabernet Sauvignon 2010. USA
15. Wynns John Riddoch Cabernet Sauvignon 2010 & Black Label Coonawarra Cabernet Sauvignon 2008. Austr√°lia

O vinho Bueno Pinot Noir √© premiado no Concurso Mundial Bruxelas ‚Äď Edi√ß√£o Brasil 2014

25 de junho de 2014

Os resultados do 11¬ļ Concurso Nacional de Vinhos Finos do Brasil ‚ÄstConcurso Mundial Bruxelas-Brasil 2014 foram anunciados na noite do √ļltimo domingo, durante um jantar realizado para convidados no Cost√£o do Santinho, em Florian√≥polis.

O vinho Bueno Bellavista Estate Pinot Noir safra 2012 recebeu medalha de Ouro.

‚ÄúMuito nos orgulha esse resultado, que comprova a seriedade e qualidade que imprimimos em todos os vinhos do grupo Miolo‚ÄĚ, afirma Miguel Almeida, en√≥logo.

Os jurados (especialistas brasileiros e estrangeiros) degustaram às cegas e dentro dos critérios internacionais adotados pelo Concurso Mundial de Bruxelas (o maior concurso do mundo), nos dias 3 e 4 de junho.

O Bueno Bellavista Estate Pinot Noir, é um vinho delicado, equilibrado e complexo, com toda a expressão da uva Pinot Noir. Elaborado na região da Campanha-RS, fronteira com o Uruguai.

O tinto da Bueno Wines é elaborado pela MWG, em parceria com o narrador esportivo Galvão Bueno, também sócio do grupo Miolo.

Como baixar o aplicativo Miolo Terranova Moscatel no seu celular ou tablet

10 de junho de 2014

Como baixar o aplicativo Miolo Terranova Moscatel no seu celular ou tablet.

Miolo bate recorde histórico de vendas no mercado externo e é agraciada com o Prêmio Exportação RS

2 de junho de 2014

No pr√≥ximo dia 9 de Junho, a Miolo ser√° agraciada novamente com o Pr√™mio Exporta√ß√£o RS na categoria Destaque Setorial ‚Äď Vinho. O pr√™mio exporta√ß√£o RS √© realizado h√° 42 anos e √© considerado o maior evento do seu segmento no sul do pa√≠s, distinguindo as empresas que obtiveram os melhores resultados mercadol√≥gicos e desenvolveram estrat√©gias inovadoras para expor e comercializar seus produtos no mercado internacional.

‚ÄúO pr√™mio exporta√ß√£o RS √© o reconhecimento √† vis√£o estrat√©gica das empresas que contribuem para o fortalecimento socioecon√īmico do estado e do pa√≠s. √Č, portanto, uma honra para a Miolo, recebe-lo.‚ÄĚ afirma Ant√īnio Miolo, s√≥cio da Miolo Wine Group.

A Miolo segue na liderança brasileira na exportação de vinhos finos, pelo sétimo ano consecutivo, com resultados que superam o recorde histórico da empresa.

No primeiro quadrimestre de 2014, houve um crescimento de 375% no faturamento das exporta√ß√Ķes com rela√ß√£o ao mesmo per√≠odo do ano passado, o que corresponde a 1,8 milh√Ķes de d√≥lares vendidos.

A expectativa de fechamento do semestre √© um faturamento de 2,5 milh√Ķes de d√≥lares.

O resultado deve-se a um trabalho que vem sendo desenvolvido no mercado internacional há 10 anos, a excelente visibilidade do Brasil no atual momento, e a conquista da grande distribuição em redes como as inglesas Waitrose e Marks & Spencer, além de Delhaize (Bélgica), Netto (Alemanha), Khaufhof (Alemanha), Ahold Group (Holanda), Isetan (Japão) e Groupe Casino (França), e grandes empresas de cruzeiros marítimos, como a Viking Line.

Os vinhos e espumantes Miolo estão presentes em mais de 32 países, nos 4 continentes.

Miolo premiada na grande prova Vinhos do Brasil

6 de maio de 2014

A maior prova de vinhos brasileiros j√° feita no pa√≠s (856 r√≥tulos de 108 vin√≠colas de sete estados brasileiros) foi divulgada na Expovinis 2014, em S√£o Paulo. Apresentada na terceira edi√ß√£o do Anu√°rio Vinhos do Brasil, uma publica√ß√£o da Editora Baco e do Ibravin (Instituto Brasileiro do Vinho), lista os 20 melhores vinhos nacionais segundo a avalia√ß√£o √†s cegas de 12 especialistas. O j√ļri foi composto por representantes do Ibravin, da ABS (Associa√ß√£o Brasileira de Sommeliers), al√©m de jornalistas e profissionais especializados. Esta prova √© uma das a√ß√Ķes do Rio Wine and Food Festival, com curadoria de Marcelo Copello.

O Grupo Miolo ganhou com dois vinhos. Na categoria Pinot Noir o campe√£o brasileiro foi o RAR Collezione Pinot Noir 2011 de Campos de Cima da Serra/RS. A Pinot Noir √© uma das variedades que melhor se adaptou a estes planaltos, mostrando a sua aptid√£o para climas frios. O RAR Collezione Pinot Noir 2011 √© um vinho complexo e delicado, onde o breve amadurecimento em barricas de carvalho franc√™s, aumentou a eleg√Ęncia e lhe confere personalidade √ļnica.

Na categoria Tannat o t√≠tulo de campe√£o foi atribu√≠do ao Vinhas Velhas Tannat 2012, da regi√£o da Campanha Ga√ļcha. Este Tannat proveio do vinhedo de uvas finas mais antigo no Brasil, plantado em 1976. Este vinho revela-se robusto, muito potente e longevo, √© elaborado atrav√©s do processo de fermenta√ß√£o integral em barricas novas de carvalho franc√™s.

‚ÄúEsta premia√ß√£o vem coroar o nosso projeto Terroirs do Brasil, dentro do qual o Grupo Miolo produz vinhos em 4 regi√Ķes brasileiras (Vale do S√£o Francisco (BA), Vale dos Vinhedos (RS), Campanha Ga√ļcha (RS) e Campos de Cima da Serra (RS)‚ÄĚ, comemora Miguel Almeida, en√≥logo da empresa.

A publica√ß√£o Anu√°rio Vinhos do Brasil 2014 traz um panorama do setor do vinho brasileiro, das suas regi√Ķes produtoras e potencialidades enotur√≠sticas, sendo distribu√≠do no Brasil em mais de 100 postos e nas embaixadas brasileiras pelo Minist√©rio das Rela√ß√Ķes Exteriores (MRE).

Miolo Wine Group e Vi√Īa Santa Rita, firmam acordo de distribui√ß√£o de vinhos

2 de maio de 2014

Na próxima semana iniciará a distribuição dos vinhos Santa Rita, pela Miolo.

O acordo prev√™ a comercializa√ß√£o no Brasil dos vinhos Santa Rita, pela Miolo, e, a distribui√ß√£o dos vinhos Miolo no mercado internacional, pela Vi√Īa Santa Rita.

O hist√≥rico de sinergia entre Miolo e Santa Rita j√° tem mais de 3 anos, quando uma das vin√≠colas do grupo, a¬†Vi√Īa Sur Andino iniciou a elabora√ß√£o do vinho Costa Pac√≠fico para a Miolo, que j√° √© comercializado no Brasil. A Miolo, por sua vez, elabora o espumante Moscatel, sob a marca Terra Andina, na Vin√≠cola Ouro Verde, no Vale do S√£o Francisco ‚ÄďBA, para a distribui√ß√£o da Santa Rita no mercado internacional.

‚ÄúJ√° havia uma sinergia, e uma identifica√ß√£o entre os dois grupos, em fun√ß√£o da filosofia de trabalho das empresas Miolo e Santa Rita. O que fizemos foi estreitar nossos la√ßos para que tenhamos maior representatividade no mercado internacional, ao mesmo tempo em que aumentamos nosso portf√≥lio,‚ÄĚ afirma Adriano Miolo, diretor-superintendente do Grupo Miolo.

Os vinhos chilenos são os mais consumidos, na categoria importados, no mercado brasileiro. Para atender a essa demanda, a Miolo Wine Group passará a oferecer um portfólio mais completo e em diversas faixas de preços, desde R$ 25,00 na linha Costa Pacífico, até cerca de R$ 400,00 com o ícone, Casa Real. Farão parte do novo portfólio da Miolo: Na categoria Premium, a linha 120, e Santa Rita Reserva, na categoria Super Premium, o Medalla Real, na categoria Ultra Premium, o Santa Rita Triple C e o Pehuén, além do ícone, Casa Real.

‚ÄúEstamos muito satisfeitos com a parceria entre Santa Rita e Miolo, porque acreditamos no potencial do mercado brasileiro e no trabalho desenvolvido pela Miolo no segmento de vinhos,‚ÄĚ afirma Andr√©s Lavados, diretor de exporta√ß√£o.

A vinícola Santa Rita é a maior vinícola chilena, em participação de mercado no Chile, e uma das principais exportadoras de vinhos super premium. Está presente em 75 países nos 5 continentes, e no mercado brasileiro há mais de 20 anos.

Miolo Millésime Brut é eleito o melhor espumante elaborado pelo método tradicional do Hemisfério Sul

25 de abril de 2014

O crítico inglês Steven Spurrier, idealizador do Julgamento de Paris, coordenou degustação às cegas com espumantes brasileiros e de cinco países do novo mundo

O Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) promoveu hoje na sede do Fecom√©rcio em S√£o Paulo, o Painel de Avalia√ß√£o de Espumantes do Hemisf√©rio Sul com o objetivo de exaltar as potencialidades e avaliar diferen√ßas entre os espumantes produzidos nos pa√≠ses deste hemisf√©rio. As degusta√ß√Ķes foram conduzidas pelo jornalista ingl√™s Steven Spurrier. O consultor, produtor e degustador internacional est√° entre as personalidades mais respeitadas no mundo do vinho.

A degustação foi dividida por método de elaboração (charmat e tradicional), realizada às cegas por jurados escolhidos por Spurrier e acompanhados de especialistas do segmento. A escolha dos espumantes brasileiros ficou a critério do inglês Steven Spurrier.

O Miolo Mill√©sime Brut foi eleito o melhor espumante na categoria¬†champenoise, do Hemisf√©rio Sul. Elaborado pelo m√©todo tradicional, com uvas Chardonnay e Pinot Noir, cultivadas nos vinhedos da fam√≠lia Miolo em S√£o Gabriel, no Vale dos Vinhedos, regi√£o que d√° origem a um dos melhores espumantes do Brasil. Possui o selo de ‚ÄúDenomina√ß√£o de Origem Vale dos Vinhedos‚ÄĚ (DOVV) e √© premiado com diversas medalhas em concursos nacionais e internacionais. Miolo Mill√©sime Brut √© um espumante delicado, fresco e equilibrado com¬†perlage fino e persistente, e elegante final de boca.

Ao final da degustação, Spurrier traçou um panorama de cada país e comentou as tendências do mercado de espumantes.

O evento serviu para confirmar a qualidade do espumante brasileiro, fortalecendo ainda mais a imagem de país produtor dos melhores espumantes do hemisfério sul.

Quem é Steven Spurrier

Steven Spurrier nasceu em 1941, em Londres, onde, em 1964, como estagiário, começou no comércio de vinhos. Em 1970, foi morar em Paris, tornando-se dono da Les Caves de la Madeleine, uma pequena loja de vinhos no centro da cidade que alcançou rapidamente o reconhecimento como um dos mais inovadores varejos da capital francesa. Em 1973, abriu a L’Academie du Vin Frances, uma escola privada de vinhos.

Mas sua fama internacional correu o mundo em 1976, quando conduziu o conhecido e hist√≥rico ‚ÄúJulgamento de Paris‚ÄĚ, confrontando, em uma degusta√ß√£o √†s cegas, vinhos tintos e brancos californianos contra os melhores exemplares de Bordeaux e Borgonha. O resultado da degusta√ß√£o, que tinha nove ju√≠zes franceses, surpreendeu a todos: um Chardonnay e um Cabernet Sauvignon da Calif√≥rnia venceram os tradicionais r√≥tulos franceses.

Em 1988, Spurrier vendeu suas empresas e retornou a Londres, onde tornou-se um consultor de vinho e jornalista. √Č tamb√©m consultor e editor da revista Decanter.