Miolo é destaque em matéria da CNN sobre as melhores regiões vitivinícolas do mundo

25 de julho de 2016

Reconhecida como uma das mais importantes marcas de vinhos do Brasil, a Miolo celebra mais uma notável indicação internacional, desta vez em uma recente publicação do portal online da CNN, relevante canal norte-americano de notícias.

Na matéria ‘Bottle stops: 15 wine trails worth getting sidetracked on’, John Malathronas, renomado jornalista de turismo e viagens, aponta a Miolo como um dos destaques na elaboração de vinhos da região Sul do Brasil, além de apresentar as origens de uma trajetória pautada pela realização pioneira dos imigrantes italianos, que trouxeram as primeiras videiras e deram origem a uma das mais majestosas vinícolas do mundo.

A publicação também cita as paisagens e o clima das vinhas, que se concentram no charmoso Vale dos Vinhedos, onde os costumes brasileiros se mesclam à herança italiana celebrada em símbolos turísticos de grande significado afetivo como nos Museus, no passeio de Maria-Fumaça e em documentários que homenageiam a centenária influência da Itália no Brasil.

Para arrematar o elogio à Miolo, o jornalista avisa aos turistas do mundo todo que a recepção na vinícola é sempre realizada com o verdadeiro encanto de quem anseia apresentar ao público seus vinhos de altíssima qualidade e exalta: a visita é uma experiência degustativa elevada, inspiradora e primorosa [leia matéria completa aqui]!

“Mais uma vez, lemos com orgulho a uma menção que reafirma a crescente presença e consolidação do Grupo Miolo internacionalmente. É uma força motivadora para todos os integrantes dedicados e comprometidos com o reconhecimento de nossos produtos mundo afora”, comenta Adriano Miolo, superintendente do grupo.

Miolo é premiada no Top 5 do Encontro de Vinhos Campinas

15 de julho de 2016

Referência na elaboração de espumantes premiados no Brasil e no exterior, a Miolo foi o grande destaque do Top 5 do Encontro de Vinhos de Campinas (SP), concurso que elege os melhores rótulos do evento. Na categoria ‘Brancos’, a vinícola conquistou o segundo lugar com o Quinta do Seival Alvarinho.

Elaborado na região da Campanha (RS), o Quinta do Seival Alvarinho é um vinho de categoria superpremium e se destaca por ser versátil, com bom volume em boca e equilíbrio gustativo. Harmoniza perfeitamente com queijos de massa mole, pizzas, peixes e carnes brancas. Trata-se de uma relíquia liquida, um vinho único elaborado com uma emblemática variedade portuguesa.

Além do Quinta do Seival Alvarinho, a marca apresenta, na etapa Campinas do Encontro de Vinhos, no dia 16 de julho, alguns de seus melhores rótulos.

Encontro de Vinhos Campinas

16 de julho | das 14 às 22 horas

Expo Dom Pedro

Avenida Guilherme Campos (Anexo ao Parque Dom Pedro Shopping)

Informações: www.encontrodevinhos.com.br

VINHAS VELHAS TANNAT 2015

16 de junho de 2016

“Em 1976 Jorge Amado escrevia o seu romance Tieta do Agreste e os norte-americanos acreditavam e plantavam, na região da Campanha Gaúcha, 35 hectares de vinha numa cidade brasileira fronteira com o Uruguai, Santana do Livramento/RS.

Destes 35 hectares da vinha Almadén, 10 hectares foram plantados com a casta Tannat. No final da década de 70, existiam 150 hectares com 12 castas de uva diferentes.

Sempre vinhas velhas e garrafas de vinhos antigos geram encantamento e veneração. Para nós, Grupo Miolo, é um privilégio ser herdeiros deste patrimônio vegetal profundamente enraizado. Em 2016, a nossa vinha mais velha tem 40 anos e é a vinha de variedades finas européias mais antiga da República Federativa do Brasil.

Uma vinha velha tem menos vigor, mas tem também menos uva, os grãos de uva são menores, a casca destes grãos é mais grossa e tem mais tanino, a polpa tem mais sabor e o sistema radicular vasto e profundo permite uma maior resistência à falta de água e ao calor de Verão. Em suma, a maturação é mais completa e uniforme e consequentemente os vinhos são mais complexos e longos.

O Grupo Miolo adquiriu a Almadén em 2009 e duas vindimas a seguir elaboramos o primeiro Vinhas Velhas Tannat 2011, a segunda edição aconteceu em 2012 e a edição que lançamos por agora é a de 2015.

O Vinhas Velhas Tannat 2015 é um vinho tinto monovarietal de longuíssima guarda, resultante de vinificação integral em barrica nova de carvalho francês [fermentação alcoólica e fermentação malolática com as cascas e na barrica] e estágio total por 12 meses em barrica nova de carvalho francês.

Sensorialmente, este vinho é retinto com fortes traços violetas… penso melhor e escrevo que este vinho é extremamente jovem desde a sua cor “preta”, ao nariz de fruta mesclada e essencialmente à boca de taninos muito vincados, porém maduros. Para mim está muito cedo para ser bebido, trata-se de um legitimo vinho garrafeira, como assim designamos em Portugal os grandes vinhos de guarda.”

Miolo e UBER fecham parceria para o Dia dos Namorados em Porto Alegre

8 de junho de 2016

No dia 12 de junho, Dia dos Namorados, 80 casais serão surpreendidos com um presente especial: estará disponível em Porto Alegre (RS) a #UberSERENATA. Os usuários do aplicativo poderão solicitar uma serenata “on demand” e surpreender o seu amor. Além de um músico que fará a serenata, o romântico casal também terá como surpresa um kit-presente exclusivo com um espumante da vinícola Miolo!

O UberSERENATA é uma ação inédita no Brasil e está sendo realizada somente na Capital Gaúcha. O serviço estará disponível do meio-dia às 16 horas do dia 12 de junho, com custo de R$10. Para brindar o amor dos casais apaixonados, a Miolo selecionou o Miolo Cuvée Tradition Brut Rosé, um de seus espumantes mais premiados. Charmoso e festivo, possui coloração rosada, leve toque floral e aromas elegantes de frutas vermelhas como morango, groselha e cereja. É elaborado pelo método champenoise, o mesmo utilizado na França para a produção de champagne.

Já realizada nos Estados Unidos, a ação ‘UBER Serenata’ é uma parceria entre a vinícola Miolo e a UBER para tornar ainda mais especial o Dia dos Namorados. Além do premiado Miolo Cuvée Tradition Brut Rosé, o kit-presente vem com uma caixa de chocolates, uma rosa, um balão em formato de coração e itens UBER exclusivos.

Somente 80 Serenatas estarão disponíveis na cidade. Para realizar o pedido, o usuário deverá ter o aplicativo Uber instalado em seu telefone e solicitar a opção “UberSERENATA” (foto à esquerda).

Apresento a vocês o Testardi Syrah 2015!

8 de junho de 2016

É preciso ser “Testardi” – obstinado, persistente e teimoso –,  para mostrar ao país a potencialidade desta variedade aqui no Nordeste. E, sim, é possível originar vinhos frutados, exuberantes, intensos e de bons taninos. 
É o que este vinho representa, a expressão máxima da uva Syrah em território semiárido!
Com graduação alcoólica de 14%, aromas de frutas silvestres maduras e morangos, elegância no palato, o Testardi Syrah 2015 revela qualidade bem integrada com o carvalho. Boa estrutura de taninos, longo e persistente. De um equilíbrio cativante. A cor de um vermelho profundo e nuances violáceas. Além de harmonizar bem com pratos ricos em sabores, como assados de cordeiro - ou o famoso bode -, carne bovina, carne de sol. Mostra grandiosidade e longevidade.
Este vinho é elaborado através de fermentação integral em barricas de carvalho francês, produzido 100% a partir da uva Syrah. A sua elaboração é feita nos pequenos detalhes e com toda a dedicação para surpreender.
Saúde!

Eloiza Teixeira

Enóloga da Grupo Miolo - Filial Bahia

Quinta do Seival Castas Portuguesas 2013

31 de maio de 2016

Falar do vinho Quinta do Seival é falar da história do vinho brasileiro, especificamente do rótulo Quinta do Seival Castas Portuguesas. Quando as terras da antiga Quinta do Seival, pertecentes à família Marimon, foram adquiridas pela família Miolo, nos escombros da secular adega Marimon foi descoberto um livro de contas que no seu interior continha também diversos rótulos originais de uma jeropiga Quinta do Seival. Como homenagem, Adriano Miolo utilizou o mesmo design e o mesmo tipo de letra do secular rótulo, apenas o adaptando para que nele constassem as informações legais obrigatórias exigidas nos tempos modernos.

O primeiro rótulo da linha Quinta do Seival Castas Portuguesas foi elaborado com uvas colhidas no ano 2003. Uma década depois, o Ministério da Agricultura do Brasil nos coagiu a retirar a insígnia honorífica deste vinho, criada pelo vitivinicultor catalão João Marimon, por esta se assemelhar ao brasão de armas da República Federativa do Brasil. Assim, se ofusca a história.

O ano vitícola 2012/2013 foi regular, sem anormalidades climáticas. Na época da colheita os índices pluviométricos registraram valores dentro da média da região da Campanha Gaúcha. O vinho resulta do blend de vinhos Tinta Roriz e Touriga Nacional oriundos de vinhedos com rendimentos médios de 6 ton/ha, vinificação tradicional de longa curtimenta e um ano de estágio em barricas novas de carvalho francês. De 2003 a 2013 foram conseguidos elaborar em 7 vindimas, esta é a consistência deste vinho.

O Quinta do Seival Castas Portuguesas 2013 é um vinho de guarda, onde em prova se mostra um vinho de coloração rubi profundo, retinto, de aromas florais, típicos da Touriga Nacional, e elegantes notas de especiarias, em boca trata-se de um vinho guloso, de taninos sedosos e de acidez refrescante.

Por Miguel Almeida, enólogo.

Adriano Miolo lança safra 2012 do ícone Lote 43 em Salvador

5 de maio de 2016

Além do preview do novo lote, jantar harmonizado vai contar com degustação das safras 2004, 2005, 2008 e 2011

Considerada uma das melhores safras dos últimos anos, a Safra 2012 finalmente chega ao mercado representada pelo vinho ícone da marca que homenageia a história da família Miolo, já que traz em seu nome a referência ao primeiro e emblemático lote de terra em que o italiano Giuseppe Miolo plantou suas vinhas em 1897, quando chegou ao Brasil: o Lote 43, localizado no Vale dos Vinhedos (RS).

No Lote 43, é explorado o conceito francês de ‘cru’, ou seja, um vinhedo especial de onde surgeum vinho ícone e singular. A Merlot é a casta que melhor se expressa nesse terroir e a CabernetSauvignon é muito mais exigente em alcançar sua maturação ideal. Dependendo do ano, com clima mais temperado e seco, com mais horas de sol,   proporcionam condições favoráveis para a produção deste vinho. E é somente nesses anos que é elaborado o Miolo Lote 43.

Elaborado somente em safras excepcionais, o Miolo Lote 43 resulta de um corte de vinhos  Merlot e Cabernet Sauvignon selecionado por Adriano Miolo, enólogo da Família. O vinho chega à sua sétima edição com a safra 2012. Durante esses 17 anos somente foram produzidas 7 safras, além desta, as safras produzidas foram 1999, 2002, 2004, 2005, 2008 e 2011.

“ O primeiro Lote 43 foi produzido em 1999, de lá para cá houve uma grande evolução na qualidade dos vinhedos, nos processos de elaboração e de envelhecimento. O Lote 43 pode ser considerado a verdadeira testemunha dessa evolução da qualidade dos vinhos da Miolo e da vitivinicultura Brasileira “, afirma Adriano Miolo.

O Miolo Lote 43 possui a certificação D.O. Vale dos Vinhedos, primeira região do Brasil a receber o selo de Denominação de Origem. A sua regulamentação estabelece que toda a produção de uvas e a elaboração dos vinhos sejam realizadas na região delimitada do Vale dos Vinhedos sob rigorosas regras técnicas, elevados padrões de qualidade e precisa avaliação sensorial de todos os vinhos.

Wine Dinner Miolo Lote 43 2012 em Salvador

Salvador é uma das 7 capitais brasileiras escolhidas para receberem o evento de lançamento do Miolo Lote 43 2012. O Wine Dinner que marca o preview do novo vinho acontece no dia 18 de maio, no Bistrot Du Vin Adega. O menu do jantar, desenvolvido exclusivamente para a ocasião, será harmonizado com uma vertical do Miolo Lote 43 (safras 2004, 2005, 2008, 2011 e a nova 2012), possibilitando que os convidados apreciem a evolução do vinho ao longo dos anos.

Wine Dinner Miolo Lote 43 safra 2012 – Salvador

Dia 18 de maio, 20 horas

Local – Bistrot Du Vin Adega - R. Minas Gerais, 197 - Pituba, Salvador - BA

Valor do convite: R$ 194,00

Informações e reservas: (71) 3231-1933

Espumante Miolo Cuvée Tradition para brindar os 25 anos de carreira da dupla Zezé di Camargo e Luciano

29 de abril de 2016

Uma referência no mundo do vinho se une a referências da música no Brasil: a vinícola Miolo foi a escolhida para brindar os shows em comemoração ao aniversário de carreira de Zezé di Camargo e Luciano!

Nos dias 29 e 30 de abril, em um lounge exclusivo, convidados vão acompanhar – e cantar! – os grandes sucessos da dupla e serão recepcionados com o espumante Miolo Cuvée Brut e o tinto Miolo Reserva Cabernet Sauvignon.

Para brindar a trajetória repleta de sucessos como as icônicas “É o amor” e “Menina Veneno”, a Miolo também estará no camarim dos irmãos, que já demonstraram sua preferência pela alta qualidade dos rótulos da marca.

“Daremos continuidade a uma amizade tão especial que começou no final de 2015, quando a dupla escolheu a Miolo para prestigiar amigos e parceiros com o Miolo Reserva Cabernet Sauvignon, um de nossos vinhos mais apreciados pelos brasileiros”, comemora o superintendente do Grupo Miolo, Adriano Miolo.

APAS 2016 Miolo apresenta seus premiados espumantes na maior feira do setor supermercadista

25 de abril de 2016

Com as linhas Almadén, Terranova e Miolo Cuvée Tradition, grupo oferece qualidade e diversidade para as gôndolas em todas as faixas de preço

Referência nacional e uma das principais empresas no mercado de espumantes e vinhos no Brasil, o Grupo Miolo reúne sua linha de borbulhas para apresentar ao setor supermercadista durante a APAS 2016, maior evento do segmento, que acontece em São Paulo (SP) entre os dias 2 e 5 de maio.

Entre os rótulos que a vinícola leva à feira está a premiada linha de espumantes Miolo Cuvée Tradition, elaborada no Vale dos Vinhedos (RS) pelo método tradicional – também conhecido como Champenoise – com as uvas Chardonnay e Pinot Noir nas versões Demi-Sec, Brut Rosé e Brut, este último considerado um dos melhores da América do Sul pela revista inglesa Decanter e também destaque em Paris, na loja Soif D’ailleurs, como espumante mais vendido em 2015. Os rótulos passam por um período sobre leveduras envelhecendo nas caves subterrâneas da Miolo: 12 meses no caso do Brut e do Demi-Sec, e 6 meses no caso do Rosé.

A empresa também apresenta na APAS 2016 best-sellers das gôndolas de todo o Brasil: Almadén Brut, Almadén Meio-Doce e Almadén Meio-Doce Rosé, que possuem uma excelente relação custo x benefício. Os espumantes, jovens e descomplicados, são elaborados especialmente para a categoria de entrantes no mundo do vinho, como são conhecidos os consumidores que começaram a apreciar a bebida.

De sua unidade no Vale do São Francisco, na Bahia, a marca traz os espumantes Terranova. Descontraídos e festivos, são fáceis de beber e atraem paladares mais jovens, características comuns de todas as versões da linha: Moscatel, Brut, Brut Rosé e Demi-Sec.

“Os espumantes deixaram de ser apenas uma bebida de ocasiões especiais e passaram a integrar o dia-a-dia, sendo consumidos no happy hours, na praia, como aperitivo ou como sobremesa. O consumo do espumante por diversas classes sociais abre novas possibilidades de mercados”, pontua Adriano Miolo, superintendente do Grupo, que estará no espaço da vinícola na APAS.

Adriano destaca que a atual conjuntura econômica tem levado os brasileiros a consumir mais alimentos e bebidas em casa, substituindo as refeições em  restaurantes, por exemplo. Soma-se a esse fato a oferta cada vez maior nos pontos de venda. O resultado são idas frequentes ao varejo. De acordo com informações da Wine Intelligence, estima-se que 86% dos consumidores compram vinhos e espumantes em hipermercados e supermercados. Desse total, aproximadamente 70% colocam os espumantes em suas cestas de compra e a categoria detém cerca de 80% de participação entre os rótulos brasileiros consumidos. Na Miolo, 40% da produção anual é de espumantes.

MIOLO NA APAS 2016 | STAND 350

2 a 5 de maio

De 2 a 4 de maio, das 14 às 22 horas; dia 5 de maio, das 13 às 19 horas

Expo Center Norte – São Paulo/SP

Rua José Bernardo Pinto, 333 - Vila Guilherme

MERCADO INTERNACIONAL Terceira loja exclusiva da vinícola Miolo é inaugurada na China

14 de abril de 2016

* Marca criou, exclusivamente para o mercado chinês, o vinho Seival Cabernet Sauvignon

* Atualmente, a China é o maior consumidor mundial de vinho tinto

Referência nacional e uma das principais marcas de espumantes e vinhos do Brasil, o Grupo Miolo anuncia a abertura da 3ª loja exclusiva na China, um dos mercados prioritários das exportações da vinícola. A nova loja fica na província de Hainan, ilha localizada ao sul do país, na cidade de Sanya.

As outras duas unidades exclusivas estão localizadas em Xangai, uma delas na região The Bund, área badalada onde estão reunidos restaurantes importantes, lojas de grife e o centro financeiro da cidade: ali ficam concentrados grandes bancos e empresas globais de finanças.

“A nova loja é mais uma etapa do projeto de expansão da Miolo no exterior, criando uma abertura cada vez maior de mercado para nossos vinhos, que já conquistaram os paladares dos chineses. Em parceria com a Miolo, toda a operação vem sendo planejada e executada por nossa representante na China”, explica Adriano Miolo, superintendente do grupo. A etapa seguinte do plano de ampliação no país será a abertura da 4ª loja, em um shopping center também localizado na província de Hainan.

Além de unidades próprias, a Miolo atua de forma pontual na China, que em 2014 se tornou o maior consumidor mundial de vinho tinto: atenta a esse mercado emergente, a vinícola desenvolveu o Seival Cabernet Sauvignon, tinto elaborado exclusivamente para o país. Atualmente, o rótulo Miolo mais comprado por eles é o Miolo Lote 43, inclusive na versão de 6 litros, que é consumida em jantares e eventos.

As duas primeiras lojas exclusivas Miolo na China foram inauguradas em 2011. Com a abertura das novas unidades, a expectativa é aumentar em 20% as exportações para o país, que fechou 2015 como o 4º maior mercado da Miolo no exterior, cerca de 10% do total de exportações da marca.