Brazilian sparkling wine, please! Three Wine Men indica espumante Miolo para o verão europeu

21 de junho de 2017

Três dos mais influentes e reconhecidos especialistas em vinho e gastronomia na Europa acabam de indicar o Miolo Millésime Brut 2012 como um dos espumantes mais efervescentes para o verão europeu!

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A lista foi divulgada durante o Let’s Get Fizzical, evento realizado no Reino Unido e encabeçado pelos ‘Three Wine Men’ Oz Clarke, conhecido por seu paladar e entusiasmo e considerado o escritor de vinhos mais popular na Grã-Bretanha; Tim Atkin, Master of Wine recentemente indicado entre os 5 especialistas em vinhos mais influentes do mundo; e image005.jpgOlly Smith, o Jolly Olly do Saturday Kitchen da BBC.

De acordo com Tim Atkin – MW, o Miolo Millésime Brut “é fresco, borbulhante e saboroso, com final de casca cítrica”. Elaborado peloMétodo Tradicional somente em safras excepcionais com as uvas Chardonnay e Pinot Noir, o produto já havia conquistado o paladar de outro renomado inglês: o crítico Steven Spurrier o elegeu como omelhor espumante do Hemisfério Sul.

Adriano Miolo, superintendente da marca, explica que os espumantes Miolo “estão entre os rótulos brasileiros mais apreciados na Europa. É um mercado-foco para as exportações do grupo, onde é desenvolvido um trabalho consistente para conquistar cada vez mais os exigentes e criteriosos apreciadores europeus”.

O Miolo Millésime Brut – certificado com o selo de Denominação de Origem Vale dos Vinhedos – apresenta coloração amarelo palha com tons esverdeados e sua perlage (como são chamadas as borbulhas do espumante) é fina, abundante e persistente, expressando a alta qualidade do produto. Tem aromas de frutas cítricas, pera e abacaxi, e boa cremosidade. É perfeito como aperitivo ou acompanhando bolinho de bacalhau, casquinha de siri e bobó de camarão.

Novo lote de espumantes Miolo será submerso em mar francês

14 de junho de 2017

Primeira vinícola brasileira a envelhecer espumantes em uma cave submersa, a Miolo anuncia a imersão do segundo lote de seu Miolo Cuvée Tradition Branco Brut e revela outra novidade: garrafas do Miolo Cuvée Tradition Brut Rosé também serão colocadas no mar da província de Bretagne, na França.

A operação está agendada para o mês de junho e, assim como no primeiro lote que repousa atualmente no mar, os novos lotes permanecerão no local por um ano. O processo, cria caves submarinas em condições ideais: escuridão, umidade total, temperatura e pressão constante.

Segundo Adriano Miolo, superintendente do grupo, os efeitos resultantes da conservação dos espumantes no fundo do mar são observados em testes laboratoriais e degustações. Um rótulo submerso apresenta até 10 vezes mais compostos moleculares do que o envelhecido aos moldes tradicionais; esses compostos são responsáveis pela formação dos aromas e da complexidade do espumante. Em provas às cegas, os resultados indicaram destaques relevantes para afirmar a qualidade do método: os espumantes apresentam sabor mais rico e floral, adquirem complexidade sem perder o frescor, além de apuradas notas de manteiga e castanha.

Todos os efeitos da primeira submersão no Miolo Cuvée Tradition Branco Brut poderão ser conferidos em breve: eles serão retirados do mar entre outubro e novembro deste ano, quando serão comercializados em edição especial no Brasil e na Europa. Em 2018 serão conhecidos os resultados no Miolo Cuvée

TraditionBrut Rosé.

“O mercado está com grandes expectativas em relação à retirada das garrafas do mar. Aqui e na Europa o final do ano é um momento de grande venda de espumantes e, sem dúvida, apreciadores e colecionadores vão querer ter em suas adegas e comemorações o primeiro produto brasileiro envelhecido em cave submersa”, resume Adriano Miolo.

Os rótulos da linha Miolo Cuvée Tradition são elaborados no Vale dos Vinhedos (RS) com uvas Chardonnay e Pinot Noir pelo Método Tradicional, com fermentação na própria garrafa; o processo é o mesmo utilizado pelas maisons francesas para a elaboração de Champagne.

Espumante Miolo no topo do pódio do Mitsubishi Motorsports em Salvador

23 de maio de 2017

Responsável pela elaboração de alguns dos vinhos e espumantes mais conhecidos e consumidos no Brasil, o Grupo Miolo brindará, em 2017, uma série de eventos da única marca de carros que tem um autódromo à disposição de seus clientes: a Mitsubishi Motors.

No dia 27 de maio, os vencedores dos ralis Mitsubishi Motorsports em Salvador vão subir ao pódio acompanhados do espumante Miolo Cuvée Tradition Brut, um dos mais premiados da marca.

O rótulo é elaborado pelo Método Tradicional - com fermentação na própria garrafa -, mesmo processo usado nas maisons francesas para a produção de champagne.

A tradição de estourar espumantes no pódio começou durante a cerimônia de premiação do piloto Jo Siffert, em 1966, vencedor das 24 horas de Le Mans. Provavelmente pelo superaquecimento da garrafa, a rolha “explodiu”, molhando todos que estavam perto do pódio. No ano seguinte, o piloto Dan Gurney molhou o público deliberadamente, fazendo com que o gesto se tornasse uma tradição.

O Miolo Cuvée Tradition Brut irá ao pódio em sua versão de um litro e meio nas provas Mitsubishi Motorsports, Mitsubishi Outdoor, Mitsubishi Cup e Suzuki Off Road.

Clique aqui para mais informações sobre as provas e o calendário dos ralis Mitsubishi.

Miolo é Gran Ouro na edição brasileira do Concurso Mundial de Bruxelas

11 de abril de 2017

Referência internacional na elaboração de vinhos e espumantes, a Miolo comemora o resultado de uma das mais relevantes premiações do segmento: com o espumante Miolo Millésime Brut, a vinícola conquistou uma Medalha Gran Ouro na 15ª edição brasileira do Concurso Mundial de Bruxelas.

O premiado Miolo Millésime Brut – que já foi eleito o melhor espumante do Hemisfério Sul – é certificado com o selo de Denominação de Origem Vale dos Vinhedos e elaborado somente em safras excepcionais com as uvas Chardonnay e Pinot Noir.

“Premiações como o Concurso Mundial de Bruxelas, que é reconhecido em todo o mundo, reforçam a altíssima qualidade dos rótulos que levam a assinatura Miolo. Além de ser uma conquista que comemoramos com muita alegria, é um selo importante para o consumidor”, celebra Adriano Miolo, superintendente do grupo.

A degustação às cegas do concurso reuniu centenas de rótulos nacionais, que foram avaliados pelo júri composto por importantes especialistas do mundo dos vinhos, como o diretor da Vino Magazine, o belga Baudouin Havaux; a premiada Sommelière e bartender Deise Novakoski; o jornalista especializado em agronegócios e vinhos Irineu Guarnier; e o editor do blog Divino Guia, Álvaro Cézar Galvão.

Miolo embarca nos luxuosos iates Intermarine na Rio Boat Show

6 de abril de 2017

A vinícola Miolo embarca nos luxuosos iates Intermarine e confirma sua participação no Rio Boat Show 2017, que acontece entre 5 e 11 de abril na Marina da Glória, no Rio de Janeiro.

Durante o evento, o premiado espumante Miolo Cuvée Tradition Brut será servido aos convidados do lounge da Intermarine e também estará na popa gourmet de alguns iates. O rótulo irá brindar, ainda, cada nova compra realizada e dará o tom do coquetel exclusivo para os principais clientes do estaleiro no dia 7 de abril.

“Essa parceria representa a união de duas marcas protagonistas em seus segmentos. Somos referência no setor de espumantes e vinhos finos no Brasil e a Intermarine está à frente na categoria alto luxo. Para harmonizar com um cenário tão inspirador como é o mar, selecionamos o Miolo Cuvée Tradition Brut, um dos nossos espumantes mais sofisticados, que certamente vai encantar os sentidos dos clientes da Intermarine”, comemora Adriano Miolo, superintendente da Miolo.

A relação do Cuvée Tradition Brut com o mar vai além: neste momento, um lote do espumante está submerso em uma cave submarina na França, de onde serão retirados no final de 2017.

Grupo Miolo

O Grupo Miolo possui projetos em 4 regiões do Brasil: em Bento Gonçalves (RS), no Vale dos Vinhedos - Vinícola Miolo (100 hectares); em Candiota (RS), Campanha Meridional - Vinícola Seival (200 hectares); em Santana do Livramento (RS), Campanha Central - Vinícola Almadén (450 hectares); e em Casa Nova (BA), Vale do São Francisco - Vinícola Terranova (200 hectares).

Miolo brinda lançamento da nova série da TV Globo

5 de abril de 2017

Líder no mercado nacional de vinhos finos, o Grupo Miolo comemora sua participação especial no evento de lançamento da próxima supersérie das 23 horas da TV Globo, ‘Os Dias eram Assim’, que acontece hoje, dia 4 de abril, no Centro Cultural Banco do Brasil, em São Paulo.

Entre elenco, produção e imprensa convidada, 250 pessoas irão brindar o lançamento com o premiado espumante Miolo Cuvée Tradition Brut, elaborado pelo Método Tradicional, o mesmo utilizado nas maisons francesas para a produção de champagne.

“Para nós esta é uma oportunidade única de honrar uma série que vai abordar um dos períodos históricos mais emblemáticos do Brasil. É emocionante compartilhar este momento com todas as pessoas que contribuíram de forma tão intensa para reproduzir aquela época com a importância que ela merece. Representar esse momento com o Miolo Cuvée Tradition Brut torna tudo ainda mais especial. Afinal, nada mais gratificante do que brindar uma supersérie com um supervinho!”, comemora Adriano Miolo, superintendente da marca.

Miolo Cuvée Tradition Brut

Elaborado no Vale dos Vinhedos com uvas Chardonnay e Pinot Noir pelo Método Tradicional (com fermentação na própria garrafa), o Miolo Cuvée Tradition Brut envelhece durante 12 meses nas caves subterrâneas da Miolo.

Em 2016, o rótulo se consagrou como o produto mais exportado da marca, com recorde de aproximadamente 100 mil garrafas vendidas para o mercado externo. A grande conquista deu origem a uma campanha internacional inédita: um lote do espumante repousa, neste momento, em uma cave submersa no mar da região da Bretagne, na França, de onde será retirado no segundo semestre de 2017 e comercializado em edição especial e limitada no Brasil e na Europa.

Os Dias eram Assim

Escrita por Angela Chaves e Alessandra Poggi, e com direção artística de Carlos Araújo, ‘Os dias eram assim’ será ambientada entre as décadas de 1970 e 1980, no período da repressão às Diretas Já, e terá como tema central a relação de amor entre Alice (Sophie Charlotte) e Renato (Renato Góes), conturbada pela relação conflituosa entre suas famílias e pelo ambiente de tensão vigente na época. O elenco da supersérie também conta com Cassia Kiss, Daniel de Oliveira, Gabriel Leone, Mariana Lima, Letícia Spiller, Carol Castro, Marcos Palmeiras e Carla Salle, dentre outros grandes nomes da dramaturgia brasileira.

Miolo lança Gamay Nouveau 2017

29 de março de 2017

Chega ao mercado o primeiro vinho do mundo da safra 2017 * Vinícola aposta na arte contemporânea para ilustrar este vinho jovem que pode ser consumido agora

Uma das vinícolas mais premiadas e criativas do Brasil, a Miolo se inspirou na arte contemporânea para lançar o Miolo Gamay Nouveau 2017! Elaborado na região da Campanha, no Rio Grande do Sul, o vinho marca o lançamento da safra deste ano, já que é o primeiro rótulo do mundo da colheita de 2017 a chegar ao mercado.

Para cada nova safra, um novo rótulo: este ano, traços fluidos e cores que remete às uvas e aos vinhedos estampam a “etiqueta” do Miolo Gamay, que desde 2008 traz os mais diferentes estilos em seu rótulo, tornando as garrafas verdadeiros itens de colecionador. Já estamparam o vinho obras expressivas da arte brasileira como o ‘Abaporu’ de Tarsila do Amaral, trabalhos de Romero Britto, Ana Maldonado, do grafiteiro Speto e a pintura Still Life: Vase with Irises Against a Yellow Background, do consagrado Vincent Van Gogh.

O vinho segue o conceito francês ‘beaujolais nouveau’, que marca na França e em mais de 200 países a chegada da nova safra. Também de inspiração francesa é seu modo de elaboração através do processo de maceração carbônica, utilizado na região do Beaujolais, o que confere um sabor único e irresistível ao vinho.

“Fomos buscar na arte contemporânea as cores e formas para festejarmos o primeiro vinho da safra! Elaborado com as uvas da variedade Gamay, é excelente para harmonizar com peixes, carnes e queijos. Como é leve e fresco, também é perfeito para embalar um final de tarde entre amigos”, explica Adriano Miolo, superintendente do grupo.

O ideal é degustá-lo a uma temperatura máxima de 12°C, e deve ser consumido preferencialmente jovem, no mesmo ano da elaboração. Possui cor rubi de média intensidade com tons violáceos. Aromas de morango, goiaba e maçã caramelada são rapidamente percebidos. Equilibrado, é agradável e descompromissado.

O vinho pode ser encontrado em lojas, restaurantes e supermercados de todo o Brasil e também no site da Miolo (loja.miolo.com.br).

Miolo conquista 1º lugar no prêmio Marcas de Quem Decide 2017

10 de março de 2017

Miolo é premiada na categoria Lembrança e Preferência de empresários, gestores e profissionais liberais do Rio Grande do Sul na pesquisa Marcas de Quem Decide, idealizada pela Qualidata, empresa especializada em estudos de mercado e opinião pública.

Pela 17ª vez, a Miolo brindou sua relevante colocação em uma amostragem que envolveu 47 municípiosgaúchos e mais de 100 setores de produtos, serviços e empresas. 

A cerimônia de premiação aconteceu na última semana, no Centro de Eventos do Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre, e William Iafelice, Morgana Miolo e Antônio Miolo representaram a empresa e receberam o prêmio.

“Acreditamos que nossas conquistas são um claro resultado da combinação de dedicação e excelência na produção. Este prêmio reforça essa afirmação e justifica nosso compromisso em manter a qualidade dos produtos Miolo para atender satisfatoriamente o consumidor brasileiro de vinhos”, comemora Adriano Miolo

Grupo Miolo recebe alunos da 5ª edição do Projeto Winemaker

9 de março de 2017

Idealizador do único curso da América do Sul destinado à formação de enólogos amadores, o Grupo Miolo anuncia a chegada da 5ª turma do seu pioneiro Projeto Winemaker: Entre 9 e 12 de março, a vinícola irá recepcionar 20 aprendizes de diversas regiões do Brasil que irão participar da terceira etapa do intenso programa de aulas para a elaboração do próprio vinho.

Conduzido por Adriano Miolo, enólogo da Vinícola Miolo, e desenvolvido pela Escola do Vinho, o programa tem como principal objetivo proporcionar uma experiência completa aos apaixonados pelo universo do vinho e é formado por quatro encontros (elaboração de vinho tinto, maturação das uvas, colheita, definição do corte e envelhecimento).

Neste terceiro encontro, que acontece durante o período da safra, os winemakers irão participar de todo o processo realizando colheita de uvas, seleção manual dos cachos, adição do SO2, pé-de-cuba, de enzimas de outros produtos enológicos, além de análises e degustações.

Durante o período das aulas, os participantes permanecem hospedados no luxuoso Hotel e SPA do Vinho Caudalie, que fica em frente à Miolo. Além das atividades inerentes ao curso, participam também de degustações especiais, jantares e almoços temáticos e harmonizados.

O vinho elaborado através do programa Winemaker é um Merlot, que pode receber em seu corte outros vinhos, a serem definidos pelo grupo. O vinhedo exclusivo Winemaker é uma das melhores parcelas do vinhedo da família e está localizado dentro do Lote 43, na região demarcada do Vale dos Vinhedos.

Miolo apresenta linha exclusiva para o mercado internacional na Prowein 2017

7 de março de 2017

Espumantes Miolo Cuvée Tradition também serão destaque no

espaço da marca na maior feira de wines and spirits do mundo

A vinícola Miolo preparou um lançamento exclusivo para sua participação na Prowein 2017, umas das principais feiras de vinhos do mundo, que acontece entre 19 e 21 de março em Düsseldorf, na Alemanha.

Durante o evento, direcionado a profissionais do segmento, será apresentada a linha Seival, criada especialmente para o mercado externo. Os vinhos já são comercializados nos Estados Unidos e na China e serão apresentados pela primeira vez na Europa.

Nas versões Cabernet Sauvignon, Merlot, Tannat, Pinotage, Chardonnay, Riesling e Sauvignon Blanc, osvinhos Seival trazem rótulos desenvolvidos exclusivamente para a linha internacional, direcionada para os entrantes no mundo do vinho, pois os produtos são leves, descomplicados e de excelente custo x benefício.

“Estamos certos de que a apresentação da Seival na Prowein trará excelentes negócios para a Miolo na Europa, onde nossos produtos já são reconhecidos e amplamente consumidos. Adaptar os vinhos para o mercado internacional é uma decisão estratégia que considera as particularidades e preferências dos consumidores de outros países. Essa percepção e essa identificação são resultado do trabalho exitoso de nosso setor de exportações, que está em constante contato com as tendências de consumo no exterior”, resume Adriano Miolo, superintendente do grupo.

Sucesso na Europa, especialmente na França, os espumantes Miolo Cuvée Tradition também serão destaque no espaço da marca na Prowein. O foco será o Miolo Cuvée Tradition Brut, que em 2016 foi o espumante nacional mais apreciado em Paris. Essa grande conquista deu origem a uma campanha internacional inédita: um lote do espumante repousa, neste momento, em uma cave submersa no mar da região da Bretagne, na França, de onde será retirado no segundo semestre de 2017 e comercializado em edição especial e limitada no Brasil e na Europa.

A ProWein é considerada uma plataforma de negócios para o comércio especializado de vinho e bebidas espirituosas. É a maior feira de wines and spirits do mundo e reúne profissionais da viticultura, produção, comércio e gastronomia. Este ano serão mais de 6.200 expositores e a expectativa é que 55.700 pessoas visitem o evento.