Fábio Miolo conduz degustação gratuita no Circuito de Bebidas do Senac São Paulo

27 de maio de 2015

Fábio Miolo participa, no dia 3 de junho, às 20 horas, do Circuito de Bebidas, evento promovido pelo Senac São Paulo com palestras, workshops e degustações – abertas somente ao público com mais de 18 anos – direcionados a sommeliers, baristas, bartenders e outros profissionais do segmento.

Parte integrante da ação que tem como objetivo disseminar a cultura e ampliar o conhecimento sobre bebidas, a degustação de vinhos “Os Diferentes Estilos de Tintos Brasileiros” acontece na unidade de Santos do Senac e vai abordar a diversidade e apresentar características dos rótulos disponíveis ao consumidor no Brasil.

“Oferecer acesso à informação sobre o mercado de vinhos, segmento cada vez mais amplo e competitivo, é primordial para uma empresa como a Miolo, que busca refletir nessas ações seu compromisso constante com esse público sempre interessado e aberto ao conhecimento”, ressalta Fábio.

Líder no mercado nacional vitivinícola, a Miolo é parceira do Senac no Circuito de Bebidas, que irá passar por diversas unidades da instituição de ensino, na capital e no interior de São Paulo, com uma programação especial sobre o vinho.

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SENAC SANTOS

Avenida Conselheiro Nébias, 309 - Vila Mathias – Santos – SP

“Os Diferentes Estilos de Tintos Brasileiros”
Degustação conduzida com Fábio Miolo

Dia 03 de junho, às 20 horas

Para inscrições e mais informações:

www.sp.senac.br/circuitodebebidas

Medalha de Ouro: Miolo Wine Group divulga em primeira mão resultados conquistados no Sommelier Wine Awards 2015

21 de maio de 2015

O grupo Miolo, líder no mercado nacional de vinhos finos, está em comemoração com os resultados conquistados no Sommelier Wine Awards, um dos mais concorridos concursos do segmento vitivinícola do Reino Unido.

Em primeira mão, a empresa adiantou a divulgação dos prêmios recebidos nesta edição, novidade que será oficialmente anunciada durante a London Wine Fair, esta semana: Medalha de ouro, na categoria Espumantes do Novo Mundo, para o Brut Millésime 2011; Medalha de Prata para o Miolo Family Chardonnay 2013, na categoria Outros Novo Mundo. Receberam a distinção de Recomendados os rótulos Miolo Merlot Terroir 2012, na categoria Cabernet, Merlot, Cabernet Franc e Outros Novo Mundo, e Miolo Cuvée Giuseppe Chardonnay 2012, também na categoria Outros Novo Mundo.

Com foco em bares, restaurantes e hotéis, a premiação idealizada em 2007 tornou-se referência para os produtores que visam ampliar sua presença no comércio on-trade do Reino Unido. “Este é um resultado que reforça a atuação do Grupo Miolo no mercado internacional e nos estimula a realizar novos e amplos esforços em busca do fortalecimento da marca dentro e fora do Brasil”, comemora Adriano Miolo, superintendente do grupo.

Miolo recebe o Master Sommelier inglês Ronan Sayburn para programação exclusiva na vinícola

21 de maio de 2015

Integrante do grupo líder no mercado nacional de vinhos finos, a Vinícola Miolo já está nos últimos preparativos para receber um dos mais importantes especialistas em vinhos do mundo: nos dias 27 e 28 de julho, Ronan Sayburn, Master Sommelier e diretor da The Wine Academy de Londres, desembarca em Bento Gonçalves (RS) para ministrar atividades direcionadas aos profissionais do setor e consumidores interessados no segmento.

Na palestra ‘Defeitos em Vinhos’, que acontece às 15 horas, Sayburn irá apresentar temáticas relacionadas a processos químicos que podem afetar a qualidade do vinho, como a oxidação e redução da bebida. Já no Curso Avançado em Espumantes, às 19 horas, o especialista vai demonstrar um panorama geral sobre uma das bebidas mais consumidas pelo brasileiro, em um roteiro que abordará os tópicos Visão Global, Métodos de Produção, Estilos, Produtores chave e Técnica Sistemática de prova nível Master Sommelier e WSET 4. Ambas atividades prevêem degustação dos vinhos apresentados.

Além de investir em cada atividade individualmente, o público também poderá optar pelo pacote ‘palestra e curso’ por um preço promocional. A partir da compra de cinco ingressos, cada participante irá ganhar um par de convites para o painel exclusivo Mercado Global de Vinhos e Tendências, apresentado em inglês no dia 28, às 10 horas.

“Ficamos sempre muito contentes em receber profissionais de alta referência como Ronan Sayburn para possibilitar atividades que irão ampliar o acesso ao conhecimento, tanto para profissionais do setor como ao público interessado em se especializar no universo dos vinhos”, enfatiza Adriano Miolo, superintendente do grupo.

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Ronan Sayburn

Defeitos em Vinho – Dia 27 de junho, às 15 horas
Curso Avançado em Espumantes – Dia 27 de junho, às 19 horas

Vinícola Miolo - Est. RS 444 - Vale do Vinhedos - Bento Gonçalves/RS

Investimento: R$ 350 cada palestra (valor por pessoa)

Tradução simultânea: R$ 70 cada palestra (valor por pessoa)

Pacotes Promocionais

Palestra Defeitos em Vinhos + Avançado de Espumantes: R$ 650,00
Tradução simultânea para as duas palestras: R$ 100,00
A compra de cinco ingressos para qualquer palestra dá o direito a dois convites para o painel Mercado Global de Vinhos e Tendências, em inglês, no dia 28, às 10 horas.

Para inscrições e mais informações:

Falar com Marcelo Vargas pelo telefone e WhatsApp (51) 9953-4545 ou através do e-mail sul@enocultura.com.br

Miolo conquista Paris: espumante Miolo Cuvée Tradition atinge recorde de vendas na loja de vinhos Soif D’ailleurs

6 de maio de 2015

O Grupo Miolo e a Soif D’ailleurs - wine shop apontado pela crítica de vinhos Jancis Robinson como o mais concorrido e interessante de Paris - comemoram uma parceria de sucesso: o espumante Miolo Cuvée Tradition é o ‘bestseller’ da loja desde setembro do ano passado e, até hoje vendeu mais de 3500 garrafas. Somente em abril, atingiu seu recorde de vendas com mais de 350 garrafas.

A Soif D’ailleurs fica em Marais, bairro situado à margem direita do rio Sena, e oferece vinhos de países como a Síria, Croácia, Estados Unidos, Nova Zelândia e Inglaterra. Em artigo, Robinson conta que quando visitou a loja, encontrou um casal encantado com o espumante brasileiro feito ‘à imagem de um champagne’ (leia aqui).

O proprietário do wine shop, Mathieu Wehrung, conta que a primeira vez que degustou o Miolo Cuvée Tradition foi em 2012, na feira alemã Prowein, quando a Soif d’Ailleurs era apenas uma ideia.

“O que pensei ao provar o espumante foi ‘champanhe brasileira, hã?’. Depois de prová-lo, meus pensamentos deram uma guinada. Eu havia encontrado o primeiro representante do Brasil na seleção da Soif D’ailleurs! Abrimos em junho de 2014. No final do primeiro mês, tínhamos vendido 256 garrafas do Miolo Cuvée Tradition”. (confira no quadro o depoimento completo de Mathieu Wehrung).

“Com esse excelente resultado, a Soif D’ailleurs consolidou-se como ponto de compra dos vinhos Miolo em Paris”, comemora Adriano Miolo, superintendente do Grupo Miolo.

A Soif D’ailleurs fica na 38 Pastourelle, 75003 Paris.

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Eu nem suspeitava

Mathieu Wehrung – proprietário da Soif D’ailleurs

“A primeira vez que degustei o Miolo Cuvée Tradition foi na feira Prowein, na Alemanha, em 2012, quando a Soif D’ailleurs era simplesmente uma ideia, e assim permaneceria por algum tempo, um longo e difícil tempo.

O que eu pensei ao degustar o produto foi algo como: ‘champanhe brasileira, hã?!’. Ao prová-lo, meus pensamentos deram uma guinada. Eu havia encontrado o primeiro representante do Brasil na seleção da Soif D’ailleurs. Perlage fina, acidez bem equilibrada, aromas delicados, muito fácil de beber. Era obviamente um espumante excepcionalmente bom. Adotado!

Eu nem suspeitava, é claro. Soif D’ailleurs abriu na metade de junho de 2014. E você vê, no final do primeiro mês, tínhamos vendidos 256 garrafas do Miolo Cuvée Tradition. Alimento para a alma. Depois de prová-lo, geralmente incrédulas, as pessoas voltavam, encantadas, e compravam mais.

O preço estava correto. 11 euros. Pode parecer baixo, e é, mas você não consegue lutar com a forte imagem das champagnes, ainda mais na França. Se procurar muito, você consegue encontrar algumas por 14 euros, mas elas geralmente não são boas.

A chave para o sucesso da Miolo foi o custo-benefício. Então nós precisávamos de um preço que atraísse o consumidor e fizesse com que ele quisesse prová-lo, geralmente meio descrente. A maneira que nós vendemos estava correta. Quem, na França, compraria um espumante brasileiro sem uma forte recomendação de um profissional de confiança? Ninguém. Então nós apresentamos as garrafas da Miolo.

Ninguém sai de nossa loja sem receber uma forte recomendação da vinícola. Nós também utilizamos os espumantes como drink de boas-vindas em todos nossos eventos. Nós até mesmo o apresentamos em um encontro com executivos das 40 empresas mais importantes da França. Isso serve para mostrar o quanto nós confiamos no potencial desse produto!

Está funcionando. Miolo se tornou um nome conhecido na vizinhança. Nós nunca vendemos menos do que 200 garrafas em um mês, e isso é durante os meses de menor movimento no ano. Janeiro e Fevereiro. Nunca em outro mês do ano, desde a abertura, vendemos menos do que 300 garrafas. Duas vezes passamos a marca de 400 garrafas. E isso porque vendemos somente para o público em geral.

Esse espumante foi uma dádiva. Para o público, ele prova nossa habilidade de avaliar vinhos e vendê-los pelo preço correto. Para os profissionais, ele prova nosso poder de recomendar bons produtos que qualquer outro poderia considerar pouco viável na França.

Mas a grande mensagem é de que se você fizer as coisas certas, vai ter sucesso. Nesse caso, primeiramente produzir um ótimo espumante, e depois vendê-lo da maneira correta.

Muito obrigado Miolo. Eu ainda estou em êxtase em ver o que conseguimos fazer, a quatro mãos. Eu nem suspeitava, quando provei o espumante pela primeira vez.

E somente um último dado: até agora, 29 de Abril de 2015, 10 horas da noite, nós vendemos 3407 garrafas do Miolo Cuvée Tradition!”

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o pódio: espumante Miolo brinda vitórias do circuito Mitsubishi Motors Brasil

2 de abril de 2015

Alguns dos vinhos mais conhecidos e consumidos no Brasil levam a assinatura do grupo Miolo, que em 2015 irá brindar uma série de eventos da única marca de carros que tem um autódromo à disposição de seus clientes: a Mitsubishi Motors.

A Miolo será a parceira ‘de pódio’ da temporada 2015 de ralis da Mitsubishi Brasil, que traz circuitos aguardados pelos fãs de ralis de regularidade – onde toda a família participa – e de corridas de alto desempenho – voltadas a empresários e profissionais liberais darem seus primeiros, segundos e terceiros passos no mundo da velocidade. Para subir ao topo do pódio, a vinícola selecionou o Miolo Cuvée Tradition Brut, um espumante premium elaborado pelo Método Tradicional, o mesmo usado nas maisons francesas para a produção de champagne.

“Estaremos presentes em todas as etapas das seis competições do calendário da Mitsubishi. E nosso lugar é privilegiado: junto aos vencedores, comemorando”, comenta Adriano Miolo, superintendente do Grupo Miolo.

A tradição de ‘estourar’ espumantes no pódio começou por acaso, durante a cerimônia de premiação do piloto Jo Siffert, em 1966, vencedor das 24 horas de Le Mans, uma das mais tradicionais corridas automobilísticas do mundo.

O Miolo Cuvée Tradition Brut irá ao pódio em sua versão de um litro e meio nas provas Mitsubishi Lancer Cup, Mitsubishi Fun Day, Evo Day, Mitsubishi MotorSports, Mitsubishi Outdoor e Mitsubishi Cup.

Saiba mais sobre as provas e o calendário do rali Mitsubishi no link.

Miolo Wine Group

Um dos maiores e mais reconhecidos grupos do Brasil, o Miolo Wine Group elabora 12 milhões de litros de vinhos finos por ano e é a empresa que mais exporta vinhos no País, para mais de 30 países. A vinícola iniciou seus trabalhos em 1897, quando o italiano Giuseppe Miolo chegou ao Brasil. Hoje, possui projetos em diferentes regiões: Vale dos Vinhedos (RS), Campanha (RS), Campos de Cima da Serra (RS) e Vale do São Francisco (BA). Entre os sócios estão a família Miolo, família Benedetti/Tecchio, o narrador Galvão Bueno e o empresário Raul Anselmo Randon. Informações: www.miolo.com.br

Obra de Van Gogh estampa rótulo do Miolo Gamay 2015

23 de março de 2015

Após sucesso internacional, Miolo lança vinho com pintura do impressionista no Brasil * O Gamay já trouxe rótulos ‘assinados’ por Tarsila do Amaral e Romero Britto

Lançados pela Miolo Wine Group desde 2001, os rótulos dos vinhos Miolo Gamay são  sempre uma atração à parte: característica da linha, os produtos trazem obras de arte - até então de artistas brasileiros - que retratam a alegria, a festividade e a brasilidade. Foi assim com o ‘Abaporu’ de Tarsila do Amaral, quadro considerado símbolo do Movimento Modernista Brasileiro que estampou o rótulo do Miolo Gamay 2014, e com todas as edições deste tinto, que já trouxe obras de artistas como Romero Britto e Ana Maldonado.

Este ano a nova safra do Gamay chega com ainda mais requinte: após o sucesso do vinho desenvolvido pela Miolo para a KLM Royal Dutch Airlines, um Tempranillo personalizado com a obra Still Life: Vase with Irises Against a Yellow Background, do consagrado Vincent Van Gogh, o Grupo Miolo conquistou a concessão para estampar a mesma pintura no Miolo Gamay 2015. O vinho segue o conceito francês ‘beaujolais nouveau’, que marca na França e em mais de 200 países a chegada da nova safra.

“A Miolo tradicionalmente investe na criatividade dos rótulos que vestem a garrafa do Gamay e desta vez não foi diferente. Teremos um vinho com a obra do pintor holandês considerado o maior representante do Impressionismo”, comemora Adriano Miolo, superintendente do grupo.

O lançamento é, ainda, uma homenagem a Vincent Van Gogh, já que 2015 marca o aniversário de 125 anos de sua morte. “O objetivo é mostrar o trabalho de Van Gogh e como ele ainda inspira artistas, escritores, roteiristas, amantes de arte e enólogos de todo o mundo”, comenta Adriano. A Zorzo Design Estratégico é a responsável pelo desenvolvimento do rótulo e contrarrótulo do produto.

O Miolo Gamay é elaborado na região da Campanha (RS), no projeto Seival Estate, pelo processo tradicional de maceração carbônica. As uvas são fermentadas inteiras (nos próprios cachos) dentro dos tanques. “O resultado da safra aliado aos investimentos em tecnologia e ao manejo realizado têm proporcionado a cada ano um aumento da qualidade desse varietal, que tem como marcas a leveza e a jovialidade”, conta Adriano.

É um tinto alegre, que deve ser degustado gelado. O Miolo Gamay tem estrutura leve, com características para ser consumido jovem, no mesmo ano da elaboração. A temperatura ideal para ser servido é de 10ºC a 12ºC. O vinho chega ao mercado em abril e será vendido em lojas, restaurantes e supermercados, além do site da Miolo (www.miolo.com.br). Preço médio: R$ 30,00.

Miolo Wine Group

Um dos maiores e mais reconhecidos grupos do Brasil, o Miolo Wine Group elabora 12 milhões de litros de vinhos finos por ano e é a empresa que mais exporta vinhos no País, para mais de 30 países. A vinícola iniciou seus trabalhos em 1897, quando o italiano Giuseppe Miolo chegou ao Brasil. Hoje, possui projetos em diferentes regiões: Vale dos Vinhedos (RS), Campanha (RS), Campos de Cima da Serra (RS) e Vale do São Francisco (BA). Entre os sócios estão a família Miolo, família Benedetti/Tecchio, o narrador Galvão Bueno e o empresário Raul Anselmo Randon. Informações: www.miolo.com.br

Miolo apresenta seleção de espumantes no lançamento do Guia Descorchados em São Paulo

23 de março de 2015

Aclamados espumantes do Grupo Miolo estarão presentes na degustação de lançamento do Guia Descorchados 2015 no dia 23 de março, segunda-feira, às 16 horas, no Restaurante Praça São Lourenço, em São Paulo. Os vinhos são recomendados na 16º edição do Guia, que é assinado pelo renomado especialista chileno Patricio Tapia e indica os melhores vinhos do Chile, Argentina, Uruguai e Brasil.

O espumante Miolo que conquistou a maior pontuação, 90 pontos, foi o Miolo Brut Millésime, elaborado somente em safras excepcionais com as uvas Pinot Noir e Chardonnay. O rótulo é produzido na Vinícola Miolo, no Vale dos Vinhedos (RS). O Terranova Brut veio em seguida, com 88 pontos. Do Vale do São Francisco, na Bahia, o espumante é um Blanc de Blancs (vinhos compostos inteiramente a partir de uvas brancas) com acidez e frescor agradáveis.

O Miolo Cuvée Tradition Brut Rosé e o Cuvée RAR receberam 86 pontos. O rosé passou por seis meses de envelhecimento nas caves subterrâneas da Vinícola Miolo, enquanto o RAR é proveniente da região de Campos de Cima da Serra (RS), nos vinhedos de Raul Anselmo Randon.

Completando a lista dos premiados estão o Terranova Moscatel, com 85 pontos, e o Almadén Brut, com 82 pontos. O Moscatel, também elaborado no Vale do São Francisco, encanta por seu frutado intenso e paladar marcante. Já o Almadén Brut é um espumante jovem e refrescante, devido à sua acidez equilibrada, e é produzido na vinícola Almadén na Campanha Gaúcha (RS). Ambos são opções com ótimo custo-benefício para brindar.

Miolo Wine Group

Um dos maiores e mais reconhecidos grupos do Brasil, o Miolo Wine Group elabora 12 milhões de litros de vinhos finos por ano e é a empresa que mais exporta vinhos no País, para mais de 30 países. A vinícola iniciou seus trabalhos em 1897, quando o italiano Giuseppe Miolo chegou ao Brasil. Hoje, possui projetos em diferentes regiões: Vale dos Vinhedos (RS), Campanha (RS), Campos de Cima da Serra (RS) e Vale do São Francisco (BA). Entre os sócios estão a família Miolo, família Benedetti/Tecchio, o narrador Galvão Bueno e o empresário Raul Anselmo Randon. Informações: www.miolo.com.br.

Miolo inaugura Wine Garden

24 de fevereiro de 2015

O projeto, exclusivo do complexo turístico da vinícola, utiliza o conceito dos wine trucks e wine bars em um espaço integrado à natureza em pleno Lote 43

Referência na elaboração de vinhos no Brasil, o Grupo Miolo inaugurou nesta sexta-feira, dia 13 de fevereiro, um espaço exclusivo e integrado à natureza no complexo da vinícola Miolo, em Bento Gonçalves (RS).

É o Wine Garden, um wine bar móvel que oferece aos turistas que visitam a vinícola um piquenique com serviço de alimentação e bebidas, espaço kids – uma novidade na região – além, claro, da venda de vinhos e espumantes em taça.

Os itens do cardápio vão desde sanduíches especiais e quiches da estação até deliciosas brusquetas. A maior parte dos itens é elaborada com produtos orgânicos da horta do Wine Garden.

O projeto trabalha com o conceito de arquitetura efêmera, ou seja, a cada temporada vai apresentar aos visitantes um “cenário” diferente, porém sempre descontraído e com o objetivo de estimular os sentidos através do contato com a natureza e a degustação dos vinhos da vinícola.

O wine truck já tem local específico para suas paradas: a estrutura do Wine Garden vai ocupar os espaços no vinhedo conhecido como Lote 43 e vai proporcionar uma experiência de consumo aos turistas no terroir mais simbólico da Miolo. Ao chegar da Itália, o patriarca da família, Giuseppe Miolo, recebeu as terras do governo brasileiro para cultivo. Seu lote era o 43.

“Assim começa a história da Miolo. O nosso vinho ícone é elaborado somente em safras excepcionais com as uvas cultivadas no Lote 43. Integrar o Wine Garden ao espaço foi um desafio emocionante. Também estamos entusiasmados por criar um projeto que ofereça, de maneira informal e ao ar livre, uma experiência com nossos vinhos”, conta Adriano Miolo, superintendente do grupo.

SERVIÇO
Wine Garden
Feriados prolongados e finais de semana
Das 10 às 18h30

Rota Ferradura dos Vinhedos de Santana do Livramento foi finalista do II Prêmio Inovação em Turismo RS

21 de janeiro de 2015

O concurso II Prêmio Inovação Turismo RS, realizado em Porto Alegre no último dia 18 de dezembro de 2014 pela Secretaria de Estado do Turismo, recebeu 261 projetos oriundos de 75 municípios que abarcam as 25 regiões turísticas do Estado. O Certame teve como objetivo identificar o que existe de novidade e criatividade em turismo no interior do Estado, bem como abriu espaço para a divulgação de projetos, eventos, produtos e atrativos turísticos no Rio Grande do Sul.

Com duas Comissões de Avaliação, compostas por experientes técnicos das áreas turística, cultural e acadêmica, a organização da seleção dos projetos foi dividida em  seis Categorias, sendo elas: Categoria 1 – Práticas Inovadoras em Planejamento e Gestão; Categoria 2 – Práticas Inovadoras em Estruturação de Produto; Categoria 3 – Práticas Inovadoras em Hospitalidade; Categoria 4 – Práticas Inovadoras em Entretenimento e Lazer; Categoria 5 – Práticas Inovadoras em Promoção e Marketing; Categoria 6 – Práticas Inovadoras em Produção Científica.


PARTICIPANTES E VENCEDORES DO II PRÊMIO INOVAÇÃO TURISMO RS


Da esquerda para a direita: Leonilda Righez, Avelar Fortunato, Fernando Trindade Costa, Lis Caberlon.

Inscrita pela Universidade Federal do Pampa a rota Ferradura dos Vinhedos foi finalista nas Categorias 2 e 5, sendo que, na Categoria 2, dos oitenta e oito, trinta projetos foram classificados como finalistas, e na Categoria 5, dos trinta e seis, onze projetos foram classificados como finalistas. Os vencedores das categorias 2 e 5 foram: o projeto Criação do Vinho Oficial da Copa do Mundo, da Cidade de Bento Gonçalves, e o projeto Terra dos Bons Ventos: o Litoral Norte por Completo, ao Natural, da cidade de Osório, respectivamente. O maior número de premiados concentrou-se na região de Gramado, Porto Alegre, Viamão e  municípios da Serra Gaúcha. Inscrito pela Secretaria Municipal de Turismo também concorreu e foi finalista pela cidade de Santana do Livramento o projeto 1º Festival Binacional de Enogastronomia e Produtos do Pampa na Categoria 3.


BELEZAS NATURAIS, ATRATIVOS CULTURAIS, RIQUEZAS HISTÓRICAS, RELIGIOSAS E SOCIAIS


A Rota Turística Ferradura dos Vinhedos, mesmo não ganhando prêmios, recebeu Certificados de Classificação como finalista do Certame e Livramento serviu-se desta oportunidade de promoção estadual para se inserir mais no mapa do turismo do Rio Grande do Sul, deixando de ter como principal atrativo os Free Shops de Rivera.

O arranjo produtivo vitivinícola de Santana do Livramento, onde está localizado, acha-se disposto no formato de ferradura. A via é hoje um grande potencial turístico para a cidade e região, e se a comunidade santanense desejar poderá consolidá-la no médio e longo prazo por suas belezas naturais, atrativos culturais, riquezas históricas, religiosas e sociais, destacando seu enorme patrimônio material e imaterial para além do vinho.

Por Prof. Avelar Fortunato - UNIPAMPA - idealizador da Rota Ferradura dos Vinhedos. E-mail: avelarfortunato@unipampa.edu.br

Miolo celebra os 450 anos do Rio com edição comemorativa de vinhos inspirados na cidade maravilhosa

9 de dezembro de 2014

O Rio de Janeiro celebra seus 450 anos em 2015 e o Grupo Miolo participa deste grande momento: para brindar os mais de quatro séculos da capital, a vinícola lançou uma edição limitada dos tradicionais Miolo Seleção, branco e tinto, e do espumante Miolo Cuvée Tradition Brut Rosé. Várias ações marcam o aniversário da cidade maravilhosa, em março, mas em comemoração ao ano todos os rótulos serão vendidos até dezembro.

Os braços do Cristo Redentor abertos sobre a Guanabara estão representados nos rótulos do Miolo Seleção Tempranillo/Touriga (tinto) e do Miolo Seleção Chardonnay/Viogner (branco). O Miolo Seleção é o vinho mais querido dos brasileiros, e, em especial, dos cariocas, os maiores consumidores de Miolo Seleção de todo o Brasil. Os vinhos da edição Rio 450 são agradáveis, frescos, e excelentes para serem apreciados à beira-mar, ou com comidinhas de boteco, entre amigos.

Para brindar com personalidade e elegância, no emblemático calor de 40 graus do Rio de Janeiro, o espumante Miolo Cuvée Tradition Brut Rosé reverencia o Pão de Açúcar, um dos cartões-postais mais conhecidos do mundo. O espumante é elaborado pelo método tradicional, o mesmo usado nas maisons francesas para a elaboração do champagne, com a segunda fermentação do vinho na própria garrafa.

“É um espumante alegre como os cariocas, delicado e frutado, com a cor do verão, perfeito para celebrar”, afirma Alexandre Miolo, gerente comercial Sudeste do grupo. Para Adriano Miolo, superintendente da Miolo, participar oficialmente da comemoração dos 450 anos do Rio é uma honra para a vinícola. “Desenvolvemos essa edição limitada levando em conta o repertório histórico, artístico e cultural da cidade e do povo que a tornou um dos destinos turísticos mais desejados. Esse projeto é ‘Aquele Abraço’ para o Rio cheio de encantos”, diz.

As edições comemorativas – Rio 450 estão disponíveis para compra no site da Miolo (www.miolo.com.br). A edição é limitada e os produtos serão encontrados em lojas especializadas, supermercados e restaurantes dentro do estado do Rio de Janeiro e exportados para diversos países em todo o mundo. O preço sugerido para consumidor final é de R$ 37,00 para o espumante e R$ 24,00 para o tinto e o branco.

O lançamento é um projeto da Miolo em parceria com o Comitê Rio450, órgão da Prefeitura do Rio de Janeiro que coordena as comemorações dos 450 anos da cidade.

Miolo Wine Group

Um dos maiores e mais reconhecidos grupos do Brasil, o Miolo Wine Group elabora 12 milhões de litros de vinhos finos por ano e é a empresa que mais exporta vinhos no País, para mais de 30 países. A vinícola iniciou seus trabalhos em 1897, quando o italiano Giuseppe Miolo chegou ao Brasil. Hoje, possui projetos em diferentes regiões: Vale dos Vinhedos (RS), Campanha (RS), Campos de Cima da Serra (RS) e Vale do São Francisco (BA). Entre os sócios estão a família Miolo, família Benedetti/Tecchio, o narrador Galvão Bueno e o empresário Raul Anselmo Randon. Informações: www.miolo.com.br