Miolo conquista 1º lugar no prêmio Marcas de Quem Decide 2017

10 de março de 2017

Miolo é premiada na categoria Lembrança e Preferência de empresários, gestores e profissionais liberais do Rio Grande do Sul na pesquisa Marcas de Quem Decide, idealizada pela Qualidata, empresa especializada em estudos de mercado e opinião pública.

Pela 17ª vez, a Miolo brindou sua relevante colocação em uma amostragem que envolveu 47 municípiosgaúchos e mais de 100 setores de produtos, serviços e empresas. 

A cerimônia de premiação aconteceu na última semana, no Centro de Eventos do Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre, e William Iafelice, Morgana Miolo e Antônio Miolo representaram a empresa e receberam o prêmio.

“Acreditamos que nossas conquistas são um claro resultado da combinação de dedicação e excelência na produção. Este prêmio reforça essa afirmação e justifica nosso compromisso em manter a qualidade dos produtos Miolo para atender satisfatoriamente o consumidor brasileiro de vinhos”, comemora Adriano Miolo

Grupo Miolo recebe alunos da 5ª edição do Projeto Winemaker

9 de março de 2017

Idealizador do único curso da América do Sul destinado à formação de enólogos amadores, o Grupo Miolo anuncia a chegada da 5ª turma do seu pioneiro Projeto Winemaker: Entre 9 e 12 de março, a vinícola irá recepcionar 20 aprendizes de diversas regiões do Brasil que irão participar da terceira etapa do intenso programa de aulas para a elaboração do próprio vinho.

Conduzido por Adriano Miolo, enólogo da Vinícola Miolo, e desenvolvido pela Escola do Vinho, o programa tem como principal objetivo proporcionar uma experiência completa aos apaixonados pelo universo do vinho e é formado por quatro encontros (elaboração de vinho tinto, maturação das uvas, colheita, definição do corte e envelhecimento).

Neste terceiro encontro, que acontece durante o período da safra, os winemakers irão participar de todo o processo realizando colheita de uvas, seleção manual dos cachos, adição do SO2, pé-de-cuba, de enzimas de outros produtos enológicos, além de análises e degustações.

Durante o período das aulas, os participantes permanecem hospedados no luxuoso Hotel e SPA do Vinho Caudalie, que fica em frente à Miolo. Além das atividades inerentes ao curso, participam também de degustações especiais, jantares e almoços temáticos e harmonizados.

O vinho elaborado através do programa Winemaker é um Merlot, que pode receber em seu corte outros vinhos, a serem definidos pelo grupo. O vinhedo exclusivo Winemaker é uma das melhores parcelas do vinhedo da família e está localizado dentro do Lote 43, na região demarcada do Vale dos Vinhedos.

Miolo apresenta linha exclusiva para o mercado internacional na Prowein 2017

7 de março de 2017

Espumantes Miolo Cuvée Tradition também serão destaque no

espaço da marca na maior feira de wines and spirits do mundo

A vinícola Miolo preparou um lançamento exclusivo para sua participação na Prowein 2017, umas das principais feiras de vinhos do mundo, que acontece entre 19 e 21 de março em Düsseldorf, na Alemanha.

Durante o evento, direcionado a profissionais do segmento, será apresentada a linha Seival, criada especialmente para o mercado externo. Os vinhos já são comercializados nos Estados Unidos e na China e serão apresentados pela primeira vez na Europa.

Nas versões Cabernet Sauvignon, Merlot, Tannat, Pinotage, Chardonnay, Riesling e Sauvignon Blanc, osvinhos Seival trazem rótulos desenvolvidos exclusivamente para a linha internacional, direcionada para os entrantes no mundo do vinho, pois os produtos são leves, descomplicados e de excelente custo x benefício.

“Estamos certos de que a apresentação da Seival na Prowein trará excelentes negócios para a Miolo na Europa, onde nossos produtos já são reconhecidos e amplamente consumidos. Adaptar os vinhos para o mercado internacional é uma decisão estratégia que considera as particularidades e preferências dos consumidores de outros países. Essa percepção e essa identificação são resultado do trabalho exitoso de nosso setor de exportações, que está em constante contato com as tendências de consumo no exterior”, resume Adriano Miolo, superintendente do grupo.

Sucesso na Europa, especialmente na França, os espumantes Miolo Cuvée Tradition também serão destaque no espaço da marca na Prowein. O foco será o Miolo Cuvée Tradition Brut, que em 2016 foi o espumante nacional mais apreciado em Paris. Essa grande conquista deu origem a uma campanha internacional inédita: um lote do espumante repousa, neste momento, em uma cave submersa no mar da região da Bretagne, na França, de onde será retirado no segundo semestre de 2017 e comercializado em edição especial e limitada no Brasil e na Europa.

A ProWein é considerada uma plataforma de negócios para o comércio especializado de vinho e bebidas espirituosas. É a maior feira de wines and spirits do mundo e reúne profissionais da viticultura, produção, comércio e gastronomia. Este ano serão mais de 6.200 expositores e a expectativa é que 55.700 pessoas visitem o evento.

Miolo alcança 1° lugar em degustação temática

6 de março de 2017

O primeiro ranking de 2017 da revista Prazeres da Mesa teve como tema aquela que é considerada a rainha entre as uvas brancas: a Chardonnay.

E o primeiro nessa lista, coroado com a maior pontuação, foi o Miolo Cuvée Giuseppe Chardonnay, descrito pelo grupo de degustadores como um vinho com estilo moderno, com ótima acidez e estrutura que dão a sensação de plenitude.

Os degustadores Alexandre Rodrigues, Rodrigo Lanari e Marcel Miwa, da revista Prazeres da Mesa, e as sommelières Daniela Bravin, Cássia Campos e Gabriela Monteleone conferiram ao rótulo 91 pontos – a degustação foi às cegasElaborado no Vale dos Vinhedos (RS), o Miolo Cuvée Giuseppe Chardonnay é um branco superpremium certificado com Denominação de Origem do Vale dos Vinhedos. Possui intensa cremosidade, bom volume, acidez equilibrada e aromas de pêssego, damasco e mel. Versátil, é ideal para ser apreciado como aperitivo ou para acompanhar saladas, carnes brancas e massas.

Miolo | loja.miolo.com.br

Espumantes Miolo se destacam no Guia Descorchados 2017 nas categorias ‘Melhor Brut’ e ‘Super Preço’

23 de fevereiro de 2017

A vinícola Miolo brinda com três de seus melhores espumantes as recentes conquistas no Guia Descorchados 2017, publicação assinada pelo especialista chileno Patricio Tapia e que chega às livrarias em abril deste ano.

O aclamado Miolo Millésime Brut - que já foi eleito o melhor espumante do Hemisfério Sul - vai estampar as páginas do Descorchados com expressivos 91 pontos e destaque na categoria ‘Melhor Brut’. Certificado com o selo de Denominação de Origem Vale dos Vinhedos, o Millésime Brut é elaborado somente em safras excepcionais com as uvas Chardonnay e Pinot Noir.

Ao Miolo Cuvée Tradition Brut, foram conferidos 88 pontos. Em 2016, o Miolo Cuvée Tradition Brut foi o espumante nacional mais apreciado em Paris. Essa grande conquista deu origem a uma campanha internacional inédita: um lote do espumante repousa, neste momento, em uma cave submersa no mar da região da Bretagne, na França, de onde será retirado no segundo semestre deste ano e comercializado em edição especial e limitada.

Outro destaque da Miolo no Descorchados 2017 é o descomplicado espumante Almadén Brut, que conquistou 87 pontos e a distinção ‘Super Preço’, que destaca os rótulos com a melhor relação custo X benefício. Elaborado na região da Campanha, no Rio Grande do Sul o Almadén Brut é fresco, festivo e especialmente indicado para a categoria de entrantes no mundo do vinho, como são conhecidos os consumidores que estão começando a apreciar a bebida.

“Para a Miolo é sempre uma honra ser destaque em publicações altamente relevantes como o Guia Descorchados. São retornos que reforçam e confirmam nossa vocação e empenho na elaboração dos melhores espumantes do Brasil”, comemora Adriano Miolo, superintendente da marca.

Saiba mais sobre os produtos em loja.miolo.com.br.

Espumante do mar: Miolo é primeira vinícola brasileira a realizar imersão de garrafas em cave submarina

9 de fevereiro de 2017

Espumantes submersos chegam a apresentar 10 vezes mais compostos moleculares do que os envelhecidos pelo método tradicional * Sabor mais rico e floral e notas apuradas de manteiga e castanha também foram observados

Para celebrar o sucesso de vendas do espumante Miolo Cuvée Tradition em terras francesas, o Grupo Miolo aposta em sistema único de envelhecimento e estabilização do produto: a imersão de garrafas em caves submarinas.

Há pouco mais de dois meses, um lote de do espumante celebrado no mercado externo foi imerso no mar da província de Bretagne, no Atlântico Norte, na França.

Toda a operação foi realizada em caves submarinas, criando condições ideais, não apenas para envelhecer, mas também para conferir características singulares aos vinhos submetidos a este processo.

Estrategicamente mergulhadas na ilha de Ouessant, na região conhecida como Baie du Stiff, as garrafas do Miolo Cuvée Tradition Brut estão em contato com as temperaturas do mar (entre 11 e 13 °C) e do ar (de 8 a 10 °C), além de receberem as influências benéficas da constante e suave agitação marítima.

Para Adriano Miolo os surpreendentes efeitos resultantes das condições de conservação das garrafas são observados em testes laboratoriais e degustações, realizados com frequência para acompanhar o amadurecimento da bebida submetida ao processo de imersão. “Em uma análise de espectometria de massa, por exemplo, um Espumante submerso apresentou 10 vezes mais compostos moleculares do que os envelhecidos pelo método tradicional. Esses compostos são responsáveis pela formação dos aromas e da complexidade do vinho.”

Ainda segundo Adriano Miolo, para degustações às cegas, conduzidas por especialistas da área, os resultados trouxeram alguns destaques relevantes para afirmar a qualidade do processo: os espumantes apresentam sabor mais rico e floral, adquirem complexidade sem perder o frescor percebendo-se, também, apuradas notas de manteiga ou castanha.

As garrafas do Miolo Cuvée Tradition Brut estão dispostas horizontalmente em container especial e repousarão durante um ano na cave submersa. Os espumantes serão retirados do mar em novembro deste ano e comercializados no Brasil e na França em uma edição especial.

O Miolo Cuvée Tradition Brut é elaborado no Vale dos Vinhedos (RS) com uvas Chardonnay e Pinot Noir pelo Método Tradicional (com fermentação na própria garrafa).

Miolo conquista Medalhas de Ouro na Grande Prova de Vinhos do Brasil 2016

13 de janeiro de 2017

Rótulos da vinícola foram prestigiados nas categorias Espumante Brut Branco Champenoise, Tinto Cortes, Tinto Merlot e Tinto Super Premium, nova categoria da premiação

O ano de 2017 começou trazendo à Miolo não apenas um, mas cinco excelentes motivos para comemorar: a vinícola foi consagrada na Grande prova de Vinhos do Brasil, do Anuário Vinhos do Brasil 2017, com cinco Medalhas de Ouro em quatro categorias da avaliação.

Na categoria Espumante Brut Branco Champenoise, receberam as medalhas douradas os prestigiados Miolo

Cuvée Tradition Brut, espumante brasileiro mais apreciado na França, e o Miolo Millésime Brut, eleito o melhor espumante elaborado pelo método tradicional do Hemisfério Sul.

Para receber o Ouro da categoria Tinto Cortes, a escolha foi pelo Miolo Cuvée Giuseppe Merlot/Cabernet Sauvignon 2013, vinho que traz no nome uma homenagem ao fundador da família Miolo e possui selo de Denominação de Origem Vale dos Vinhedos - DOVV.

Surpreendendo em uma dupla conquista, o aclamado Miolo Merlot Terroir 2012 levou as condecorações supremas de Tinto Merlot e Tinto Super Premium, nova categoria que avalia somente os vinhos encontrados no varejo por valores acima de R$ 100,00.

“Foi uma honra e um orgulho para a Miolo receber estas premiações em uma das mais importantes avaliações do vinho nacional. Além de ajudar a certificar nosso compromisso com a produção de qualidade, esta publicação contribui positivamente, levando informação aos apreciadores do vinho brasileiro”, comenta Adriano Miolo, superintendente da marca.

Saiba mais sobre os produtos em loja.miolo.com.br.

Miolo entre os melhores no ranking do aplicativo Vivino

16 de dezembro de 2016

Safra 2005 do icônico Miolo Lote 43 fica em 1º lugar na categoria ‘Vinhos brasileiros de corte bordalês’ * Quatro tintos e um espumante da vinícola são consagrados na classificação

O Vivino, maior aplicativo de vinhos do mundo, divulgou os resultados da Vivino’s 2017 Wine StyleAwards, lista anual que relaciona os melhores vinhos do planeta em mais de 100 categorias.

Quatro delas são dedicadas a vinhos brasileiros e em todas estão contemplados rótulos assinados pela Miolo. Na relação dos ‘Vinhos brasileiros de corte bordalês’, destacaram-se o Miolo Cuvée Giuseppe Merlot / Cabernet Sauvignon 2012 e o Miolo Lote 43 Merlot / Cabernet Sauvignon 2005, que conquistou o 1º lugar da categoria.

Concebido em homenagem ao italiano Giuseppe Miolo, patriarca da família, o vinho leva o nome da terra adquirida pelo imigrante no ano de sua chegada ao Brasil. O rótulo é elaborado com um blend das uvas Merlot e Cabernet Sauvignon, em um corte harmônico selecionado por Adriano Miolo, enólogo da vinícola.

Na categoria ‘Melhores Cabernet Sauvignon’, o destaque ficou com o Quinta do Seival Cabernet Sauvignon 2012, e na lista do ‘Melhor Merlot brasileiro’, a conquista foi para o Miolo Merlot Terroir 2011.

Além de despontar nas três categorias destinadas ao vinho tinto, a vinícola brasileira também foi classificada na lista de ‘Melhores espumantes brasileiros’, com o Miolo Millésime Brut 2011, eleito o melhor espumante elaborado pelo método tradicional do Hemisfério Sul.

Os rótulos selecionados reafirmam a importância de uma produção que representa as expressões de diferentes terroirs brasileiros (Vale dos Vinhedos/RS, Campanha/RS e Vale do São Francisco/BA), elaborados com uvas que têm destaque na produção nacional e vêm conquistando um espaço de alta relevância fora do Brasil.  

Os eleitos do Vivino’s 2017 Wine Style Awards foram classificados pelos mais de 21 milhões de usuários do app.

Saiba mais sobre os produtos em loja.miolo.com.br.

Miolo inaugura no BarraShoppingSul sua terceira loja exclusiva de espumantes do Brasil

13 de dezembro de 2016

Champanharia Natalicio by Miolo, que já conta com unidades em São Paulo, na badalada região dos Jardins, e no Shopping Iguatemi, de Porto Alegre, inaugura operação na Zona Sul da capital gaúcha

Lançada em parceria com a Miolo, em dezembro de 2015, a Champanharia Natalicio segue em plena expansão de seu sistema de franquias e anuncia a inauguração de sua terceira Wine Store para o dia 29 de dezembro, no BarraShoppingSul, em Porto Alegre. Segunda unidade da capital gaúcha, a nova Champanharia reafirma o lema da franquia, idealizada para oferecer espumantes e gastronomia de alto padrão com preços justos.

Destinada a diferentes paladares e bolsos, a loja irá trazer a linha completa de espumantes e vinhos da Miolo, com opções como a descontraída linha Terranova, até o sofisticado Miolo Millésime Brut, eleito o melhor espumante elaborado pelo método tradicional do Hemisfério Sul, e o Miolo Cuvée Tradition Brut, espumante brasileiro mais apreciado na Franca, a terra do Champagne.

A nova unidade terá capacidade para mais de 200 pessoas e contará com uma cave, espaço reservado onde clientes e empresas poderão realizar eventos particulares em um ambiente atraente e sofisticado. No local também serão comercializados, além dos rótulos da Miolo, acessórios e itens para presente.

Para os idealizadores do projeto, o chef Eduardo Natalício e o administrador Júlio Rocha, as vantagens do conceito inovador voltarão tanto para o investidor quanto para o consumidor do espumante brasileiro. “Para o cliente, a promessa é de uma experiência gastronômica exclusiva, porque será possível degustar a qualquer hora do dia um espumante excepcional acompanhado por pratos preparados com ingredientes de alta qualidade a um preço acessível”, comenta Natalício.

“A Champanharia do BarraShopping foi planejada para atender à necessidade, cada vez maior, dos moradores da zona sul da capital de um local de encontro entre familiares, amigos e amantes da boa vida, onde seja oferecida a experimentação de excelentes espumantes e vinhos harmonizados com uma rica gastronomia. A vista privilegiada do pôr do sol do Guaíba é uma cortesia da casa!”, reforçam os proprietários da franquia, Gilberto Vives, Alexsandra Hossein Vives e Renata Quadros.

Para Adriano Miolo, superintendente da vinícola, a abertura de mais uma unidade da champanharia reforça o sucesso da parceria entre a Miolo e o chef Natalicio: “É mais um passo importante em nossa missão de levar nossos vinhos e espumantes, premiados em todo o mundo, a um número cada vez maior de apreciadores”.

Além das unidades do Shopping Iguatemi e BarraShoppingSul, em Porto Alegre, e na Rua Haddock Lobo, em São Paulo, a primeira rede de Champanharias do Brasil seguirá seu projeto de expansão com a inauguração de novas unidades planejadas para Canoas (RS), Gramado (RS) e Recife (PE).

Wine Store Champanharia Natalício by Miolo

Barra Shopping Sul - Av. Diário de Notícias, 300, Cristal

Porto Alegre/RS

Miolo brilha em noite de sofisticação no Chile

29 de novembro de 2016

A Miolo comemora a participação elogiada de suas ‘borbulhas’ na última Gala de Espumantes 2016, realizada na cidade de Santiago, no Chile. O evento dedicado exclusivamente aos sparkling wines reuniu grandes marcas nacionais e internacionais de espumantes.

Única marca brasileira do evento, para recepcionar o público formado por profissionais do setor, imprensa, formadores de opinião e enófilos, a Miolo levou uma seleção de seus mais notáveis espumantes, elaborados pelo Método Tradicional, fermentado na própria garrafa, o mesmo utilizado na região de Champagne, na França.

Além do premiado Miolo Millésime Brut D.O, brindaram a noite os espumantes da Linha Miolo Cuvée Tradition, composta pelos elegantes Brut, Brut Rosé, Demi-Sec, linha de espumantes que alcançou recorde de exportações em 2016, com mais de 100 mil garrafas vendidas para o mercado externo, principalmente em Paris.

As borbulhas da Miolo, são exclusividade da distribuidora Cavas Reunidas, dona da renomada bandeira de lojas Mundo del Vino. Na ocasião, a Miolo esteve junto aos principais rótulos da categoria vendidos atualmente no Chile e ganhou destaque expressivo entre os convidados, que não pouparam elogios aos protagonistas da marca.

“Durante o evento, muitas pessoas retornavam para elogiar, dizendo que nossos espumantes eram os melhores do evento. Receber este retorno positivo de um público tão seleto no Chile, após a espetacular repercussão do Miolo Cuvée Tradition em Paris, é mais uma prova da ampla dimensão que o nosso espumante está alcançando!”, comemora Adriano Miolo, superintendente da marca.

Campanha Cuvée Tradition Brut

Centrada no sucesso do Miolo Cuvée Tradition Brut na França, a campanha de final de ano da Miolo traz a cidade luz como cenário para as peças de comunicação do período. “O objetivo é reforçar a consagração do rótulo como o espumante brasileiro mais apreciado na terra do champagne”, afirma Adriano Miolo, superintendente da marca.

Um vídeo muito especial foi lançado para expressar o charmoso estilo de vida dos franceses, que dará o tom das peças. Para assisti-lo, acesse: http://migre.me/vlDce.

A campanha assinada pela Agência Matriz vai contemplar veículos impressos, TV e redes sociais da Miolo (grupomiolo).

O espumante

Elaborado no Vale dos Vinhedos com uvas Chardonnay e Pinot Noir pelo Método Tradicional (com fermentação na própria garrafa), o Miolo Cuvée Tradition Brut envelhece durante 12 meses nas caves subterrâneas da Miolo.

Mathieu Wehrung, proprietário da Soif D’ailleurs, declarou sua surpresa ao degustar pela primeira vez um espumante brasileiro de altíssima qualidade, escolhido por ele para representar o Brasil na seleção da loja. “Hoje, ninguém sai daqui sem receber uma forte recomendação da Miolo e essa atitude representa nossa extrema confiança neste produto, que tem se tornado cada vez mais reconhecido e apreciado pelos franceses. É uma verdadeira dádiva”, exaltou Wehrung.