Safra 2016: Miolo classifica 8 amostras na Avaliação Nacional de Vinhos

26 de setembro de 2016

A Miolo acaba de conquistar a classificação de 8 amostras entre os 30% mais representativos da safra 2016 na 24ª Avaliação Nacional de Vinhos, considerada a maior avaliação de vinhos do mundo, e que há mais de duas décadas reconhece grandes nomes da produção vitivinícola do Brasil.

Com duas amostras classificadas, o Miolo Reserva Tempranillo safra 2016 e do RAR Sauvignon Blanc safra 2016, a vinícola conquistou o paladar de 88 enólogos e integrou a lista dos 16 vinhos representativos desta safra, que foram apresentados para mais de 850 enófilos em Bento Gonçalves (RS), onde a avaliação aconteceu. Os 16 vinhos classificados foram comentados pelo júri composto por profissionais da Bélgica, Chile, Reino Unido, França, USA, Grécia e Brasil.

Para definirem as 16 amostras representativas em diferentes categorias, os especialistas da Avaliação Nacional degustaram 241 vinhos, dos quais 30% foram classificados. Destes, saem os 16 vinhos que, além de representarem a safra em questão, apontam tendências para a vitivinicultura nacional.

“Nos destacamos entre centenas de amostras, o que atesta o cuidado da Miolo em todas as fases da elaboração dos vinhos e indica a alta qualidade das próximas garrafas que vão chegar ao mercado”, celebra Adriano Miolo, superintendente do grupo.

Além de figurar a lista dos rótulos mais representativos da safra deste ano, outros vinhos da Miolo estiveram entre os 30% classificados:

Projeto

Variedade

Categoria

Miolo

Tempranillo

Tinto Fino Seco

Merlot

Tinto Fino Seco

Chardonnay/Pinot Noir

Vinho Base para espumante

Tannat

Tinto Fino Seco

RAR

Sauvignon Blanc

Branco Fino Seco Aromático B

Terranova

Syrah

Tinto Fino Seco

Almadén

Pinotage/Chardonnay/Gamay

Vinho Base para espumante

Chardonnay

Branco Fino Seco Não Aromático A

Miolo é Medalha de Ouro na edição brasileira do Concurso Mundial de Bruxelas

21 de setembro de 2016

Referência internacional na elaboração de vinhos e espumantes, a Miolo celebra o resultado de uma das mais relevantes premiações do segmento: com o Quinta do Seival Alvarinho 2013, a vinícola conquistou uma Medalha de Ouro no 14º Concurso Mundial de Bruxelas Edição Brasil!

O branco superpremium da Miolo é elaborado 100% com a uva Alvarinho, é um vinho único, perfumado, de uma variedade portuguesa muito em voga, mas não muito plantada. Ela ganhou cultivo bem-sucedido na região da Campanha, no Rio Grande do Sul. O vinho passa por um processo de envelhecimento de 12 meses em barricas de carvalho francês e apresenta intensa complexidade aromática e paladar frutado e fresco, com final longo e persistente.

A degustação às cegas do concurso reuniu mais de 400 rótulos nacionais, que foram avaliados pelo júri composto por 19 especialistas do universo dos vinhos. Entre eles, o diretor da Vino Magazine, Baudouin Havaux; o colunista de bebidas da Jovem Pan, Cesar Adames; o jornalista especializado em agronegócios e vinhos, Irineu Guarnier; a enóloga Marite Carlin; o consultor de vinhos da GoWhere Gastronomia, Walter Tommasi; e o editor do blog Divino Guia, Álvaro Cézar Galvão.

Espumantes da Miolo conquistam medalhas em Londres

15 de setembro de 2016

Reconhecida como uma das vinícolas mais premiadas do Brasil, a Miolo celebra sua mais recente conquista: uma Medalha de Prata e uma Medalha de Bronze no International Wines & Spirits Competition (IWSC), que é realizado há quase 50 anos na Inglaterra.

O espumante Miolo Cuvée Tradition Brut é o medalhista de prata da Miolo na competição, que acaba dedivulgar seus resultados. O rótulo se destacou entre centenas de amostras inscritas no IWSC, reforçando sua evidência no cenário internacional: ele já foi eleito um dos melhores da América do Sul por outra referência inglesa, a Revista Decanter, e também é destaque em Paris na loja Soif D’ailleurs, onde ocupa a posição de espumante mais vendido.

Elaborado com as uvas Chardonnay e Pinot Noir pelo Método Tradicional – com fermentação na própria garrafa –, o mesmo utilizado na produção do champagne, o Miolo Cuvée Tradition Brut permanece durante 12 meses nas caves subterrâneas da Miolo no Vale dos Vinhedos, Rio Grande do Sul. É perfeito para acompanhar aperitivos e uma conversa entre amigos.

O IWSC também premiou outro rótulo Miolo: o Terranova Brut, que conquistou uma Medalha de Bronze. Elaborado nos vinhedos da vinícola no Vale do São Francisco (BA) com as uvas Chenin Blanc, Sauvignon Blanc e Verdejo, é excelente como aperitivo, além de harmonizar perfeitamente com comidas gordurosas e com tendência à doçura, devido a sua efervescência e acidez.

Miolo harmoniza turnê 2016 do Gastronômade Brasil

30 de agosto de 2016

São Paulo recebe o ‘restaurante sem paredes’ no dia 25 de setembro

A Miolo já selecionou alguns de seus mais premiados rótulospara a turnê Gastronômade Brasil 2016. A marca vai harmonizar os menus exclusivos das etapas Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo.

No dia 25 de setembro, quem recebe o festival gastronômico itinerante é a cosmopolita São Paulo (SP). O local escolhido foi a charmosa Fazenda 7 Lagoas e quem assina o menu do almoço é a chef Tássia Magalhães, indicada pela Forbes Brasil entre os 30 brasileiros com menos de trinta anos que se destacam em suas respectivas áreas.

“Os encontros promovidos pelo Gastronômade são uma oportunidade única para sair da agitação dos centros urbanos, curtir a paisagem do local e conhecer os produtos da região onde os eventos acontecem. Para nós é um prazer ser a marca exclusiva nas harmonizações dos menus e participar de forma efetiva dessa experiência gastronômica tão especial”, comenta Adriano Miolo, superintendente da marca.

A proposta do Gastronômade é montar banquetes a céu aberto, em cenários de beleza natural extravagante. O objetivo do ‘restaurante sem paredes’ é reconectar as pessoas com a terra e com a origem dos alimentos.

O menu elaborado exclusivamente para o encontro em São Paulo será harmonizado com rótulos especiais da Miolo: no coquetel, os convidados degustarão o espumante Miolo Cuvée Tradition Brut Rosé; entrada, primeiro prato e segundo prato serão harmonizados, respectivamente, com o recém-lançado Miolo Reserva Sauvignon Blanc Colheita Noturna,  o Miolo Cuvée Giuseppe Chardonnay – um autêntico vinho branco procedente dos vinhedos da família Miolo no Vale dos Vinhedos –, e o Testardi Syrah, tinto premium elaborado no Vale do São Francisco (BA); para finalizar, a sobremesa será acompanhada pelo Terranova Reserve Late Harvest, um licoroso também proveniente de vinhedos da Bahia.

Turnê Gastronômade Brasil harmoniza com Miolo

Etapa São Paulo - SP

Dia 25 de setembro, às 13 horas

Fazenda 7 Lagoas

Rodovia Vereador Albino Rodrigues Neves (Estrada Arujá/Santa Isabel) - Km 57,2

Informações e reservas: www.gastronomadebrasil.com

Miolo harmoniza turnê 2016 do Gastronômade Brasil

23 de agosto de 2016

A cidade de Gramado (RS) recebe o ‘restaurante sem paredes’ no dia 17 de setembro

A vinícola Miolo já selecionou alguns de seus mais premiados rótulos para a turnê Gastronômade Brasil 2016. A marca vai harmonizar os menus exclusivos das etapas Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Bahia e São Paulo.

No dia 17 de setembro, quem recebe o festival gastronômico itinerante é a charmosa Gramado, no Rio Grande do Sul. O local escolhido foi a sofisticada Villa Sergio Bertti e quem assina o menu do almoço é o chef Vinícius Costa, que traz uma proposta autoral para o menu do Âme Restaurant, eleito o melhor de pescados do Rio Grande do Sul.

“Os encontros promovidos pelo Gastronômade são uma oportunidade única para sair da agitação dos centros urbanos, curtir a paisagem do local e conhecer os produtos da região onde os eventos acontecem. Para nós é um prazer ser a marca exclusiva nas harmonizações dos menus e participar de forma efetiva dessa experiência gastronômica tão especial”, comenta Adriano Miolo, superintendente da marca.

A proposta do Gastronômade é montar banquetes a céu aberto, em cenários de beleza natural extravagante. O objetivo do ‘restaurante sem paredes’ é reconectar as pessoas com a terra e com a origem dos alimentos.

O menu elaborado exclusivamente para o encontro em Gramado será harmonizado com rótulos especiais da Miolo: no coquetel, os convidados poderão degustar o espumante Miolo Cuvée Tradition Brut, eleito um dos melhores da América do Sul pela Revista Decanter; para a entrada, o premiado espumante Miolo Millésime Brut (foto); os pratos principais serão harmonizados com o Miolo Cuvée Giuseppe Chardonnay, um autêntico vinho branco procedente dos vinhedos da família Miolo no Vale dos Vinhedos, fermentado e amadurecido em barricas e o Quinta do Seival Cabernet Sauvignon, um imponente tinto que traz em sua nova embalagem a história do Seival, cultivado na região da Campanha/RS; já a sobremesa será acompanhada pelo Terranova Reserve Late Harvest, um licoroso elaborado no Vale do São Francisco/BA.

Turnê Gastronômade Brasil harmoniza com Miolo

Etapa Rio Grande do Sul - Gramado

Dia 17 de setembro, às 13 horas

Villa Sergio Bertti - Av. Borges de Medeiros, 4840

Informações e reservas: www.gastronomadebrasil.com

Miolo Merlot Terroir é eleito o melhor da categoria na Grande Prova Vinhos do Brasil

12 de agosto de 2016

A Miolo comemora seus excelentes resultados na Grande Prova Vinhos do Brasil, maior degustação às cegas do País, que classifica os melhores vinhos do Brasil disponíveis no mercado.

Alguns dos tintos mais expressivos da Miolo foram premiados em categorias importantes: o Miolo MerlotTerroir 2012 conquistou, além de uma Medalha de Ouro na categoria ‘Tinto Merlot’, o grande prêmio de Melhor Tinto Merlot do concurso; o Vinhas Velhas Tannat 2015 foi destaque entre os ‘Tintos Tannat’ e o Miolo Cuvée Giuseppe Merlot/Cabernet Sauvignon 2013 está entre os premiados na categoria ‘Tintos Corte’, que também premiou o RAR Cabernet Sauvignon/Merlot 2011.

Os espumantes da Miolo também conquistaram os paladares dos profissionais brasileiros e dos convidados internacionais que formaram o júri da prova, presidido pelo especialista Marcelo Copello (*classificação completa abaixo).

O concurso avaliou mais de 850 rótulos de 110 vinícolas nacionais. Todos os vencedores estão destacados no Anuário Vinhos do Brasil 2016, publicação bilíngue editada em parceria entre o grupo Baco Multimídia e o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), que traz um panorama completo da indústria do vinho nacional, regiões produtoras, variedade e enoturismo.

*Premiações Miolo na Grande Prova Vinhos do Brasil

Categoria: Tinto Merlot

Vinho: Miolo Merlot Terroir 2012

Campeão da Categoria

Medalha: Ouro

Categoria: Tinto Corte

Vinho: RAR Cabernet Sauvignon/Merlot 2011

Medalha: Ouro

Categoria: Tinto Corte

Vinho: Miolo Cuvée Giuseppe Merlot/Cabernet Sauvignon 2013

Medalha: Ouro

Categoria: Tinto Tannat

Vinho: Vinhas Velhas Tannat 2015

Medalha: Ouro

Categoria: Tinto Super Premium

Vinhos: Vinhas Velhas Tannat 2015

Medalha: Ouro

Categoria: Tinto Super Premium

Vinhos: RAR Cabernet Sauvignon/Merlot 2011

Medalha: Ouro

Categoria: Tinto Super Premium

Vinhos: Miolo Merlot Terroir 2012

Medalha: Ouro

Categoria: Espumante Branco Brut Champenoise

Vinho: Miolo Millésime Brut 2012

Medalha: Ouro

Categoria: Espumante Branco Brut Champenoise

Vinho: Miolo Cuvée Tradition Brut

Medalha: Ouro

Categoria: Espumante Branco Brut Champenoise

Vinho: RAR Cuvée Brut

Medalha: Ouro

Categoria: Suco de Uva Integral Tinto

Produto: Sunny Days

Medalha: Prata

Tabela completa de pontuação:

Categoria Nome do VINHO Safra Região NOTA Medalha

Branco de Outras Castas e Cortes Almadén Gewurztraminer 2016 Campanha 86

Branco de Outras Castas e Cortes Almadén Riesling 2016 Campanha 86

Tinto Super Premium Vinhas Velhas Tannat 2015 Campanha 88 OURO

Tinto Tannat Vinhas Velhas Tannat 2015 Campanha 88 OURO

Branco de Outras Castas e Cortes RAR Collezione Gewurztraminer 2011 C.Cima da Serra 83

Tinto Pinot Noir RAR Collezione Pinot Noir 2014 C.Cima da Serra 84

Espumante Rosé Brut Champenoise Nilva Cuvée RAR Brut Rosé NV C.Cima da Serra 84

Espumante Branco Brut Champenoise RAR Cuvée Brut NV C.Cima da Serra 88 OURO

Tinto Super Premium RAR Reserva de Familia Cabernet Sauvignon / Merlot 2011 C.Cima da Serra 89 OURO

Tinto Corte RAR Reserva de Familia Cabernet Sauvignon / Merlot 2011 C.Cima da Serra 89 OURO

Tinto Corte Quinta do Seival Castas Portuguesas 2013 Campanha 84

Branco de Outras Castas e Cortes Quinta do Seival Alvarinho 2013 Campanha 85

Tinto Cabernet Sauvignon Quinta do Seival Cabernet Sauvignon 2013 Campanha 86

Rosé Miolo Seleção Rosé 2016 Campanha 81

Tinto Pinot Noir Miolo Reserva Pinot Noir 2015 Campanha 83

Espumante Rosé Demi-sec e Moscatel Miolo Cuvée Tradition Demi-Sec NV Vale dos Vinhedos 84

Espumante Rosé Brut Champenoise Miolo Cuvée Tradition Brut Rosé NV Vale dos Vinhedos 84

Branco Chardonnay Miolo Reserva Chardonnay 2015 Campanha 84

Branco Chardonnay Miolo Cuvée Giuseppe Chardonnay 2013 Vale dos Vinhedos 85

Tinto de Outras Castas Miolo Gamay 2016 Campanha 85

Branco Sauvignon Blanc Miolo Reserva Sauvignon Blanc 2016 Campanha 85

Suco de Uva Integral Tinto Sunny Day Suco de Uva NV V. São Francisco 87 Prata

Espumante Branco Brut Champenoise Miolo Millésime Brut 2012 Vale dos Vinhedos 88 OURO

Espumante Branco Brut Champenoise Miolo Cuvée Tradition Brut NV Vale dos Vinhedos 88 OURO

Tinto Corte Miolo Cuvée Giuseppe Merlot / Cabernet Sauvignon 2013 Vale dos Vinhedos 90 OURO

Tinto Merlot Miolo Merlot Terroir 2012 Vale dos Vinhedos 91 OURO

Tinto Super Premium Miolo Merlot Terroir 2012 Vale dos Vinhedos 91 OURO

Espumante Rosé Brut Charmat Terranova Brut Rosé NV Vale do S.Francisco 82

Espumante Branco Brut Charmat Terranova Brut NV Vale do S.Francisco 86

Doces e Fortificados Terranova Late Harvest NV Vale do S.Francisco 86

Miolo lança campanha na Inglaterra para promover o vinho brasileiro e brindar os Jogos Olímpicos durante o verão europeu

3 de agosto de 2016

Restaurantes e bares do país apresentam rótulos da vinícola em seus cardápios especiais

Referência mundial na produção de vinhos e espumantes, o Miolo anuncia o lançamento da campanha “Sabores do Brasil”, uma verdadeira olimpíada de verão que leva o sabor e aroma dos espumantes brasileiros a Londres para as comemorações dos Jogos Olímpicos 2016. No período das Olimpíadas do Rio de Janeiro, ingleses e turistas do mundo todo poderão apreciar rótulos da Miolo em endereços badalados do país: Southbank Centre, Floripa London, Viva Brasil e The Mere.

O bar itinerante do tradicional – e de sotaque bem brasileiro – Cabana estará até o final de setembro dentro do Southbank Centre, maior complexo de artes da Europa, localizado na movimentada margem direita do Rio Tâmisa, que chega a receber 22 milhões de pessoas por ano.

Ao som dos clássicos da Bossa-Nova e com 85 toneladas de areia natural, o ambiente oferece aos visitantes uma reprodução fiel dos encantos da praia de Copacabana. O toque final de brasilidade chega com um cardápio repleto de opções gastronômicas perfeitas para serem harmonizadas com o Miolo Cuvée Tradition Brut Rosé, premiado espumante elaborado pelo tradicional método Champenoise (mesmo utilizado na região de Champagne, na França) com as uvas Chardonnay e Pinot Noir.

Outro destaque da campanha fica por conta do Floripa London, restaurante que traz fortes influências da cidade do sul brasileiro, que criou um ambiente interno temático da Miolo e está oferecendo em seu cardápio o Miolo Cuvée Tradition Brut, espumante de paladar leve e refrescante e com aroma de frutas tropicais, opção perfeita para combinar com o visual florido e repleto de cores do lugar.

Na Viva Brazil, premiada rede de churrascarias de assinatura gourmet presente em cinco das regiões mais badaladas da Inglaterra (Liverpool, Glasgow, Cardiff, Newcastle e Birmingham), além dos rótulos Miolo Cuvée Tradition Brut, Brut Rosé e Miolo Cuvée Giuseppe Chardonnay, o público pode apreciar os vinhos Alísios Pinot Grigio Riesling e Alísios Tempranillo Touriga, e o renomado Miolo Lote 43.

Aos londrinos e centenas de turistas que pretendem visitar Manchester, ao norte da Inglaterra, a surpresa fica por conta do The Mere, conglomerado de altíssimo padrão que reúne resort, hotel e clube de golfe em um só lugar. Por lá, os apreciadores podem degustar os espumantes Miolo Cuvée Tradition Brut e Brut Rosé, além do premiado Miolo Millésime Brut e as variedades Chardonnay, Tannat e Pinot Noir, da linha Miolo Reserva.

Segundo o Gerente de Exportações, Anderson Tirloni, esta será uma oportunidade única para expandir a presença da Miolo entre apreciadores de vinho de diferentes lugares do mundo, em um período tão simbólico e festivo: “Teremos como aliados o clima de verão e as celebrações dos Jogos Olímpicos no Brasil e estamos ansiosos para oferecer a este público a oportunidade de brindar as vitórias com os mais incríveis espumantes e vinhos da Miolo!”.

Miolo é destaque em matéria da CNN sobre as melhores regiões vitivinícolas do mundo

25 de julho de 2016

Reconhecida como uma das mais importantes marcas de vinhos do Brasil, a Miolo celebra mais uma notável indicação internacional, desta vez em uma recente publicação do portal online da CNN, relevante canal norte-americano de notícias.

Na matéria ‘Bottle stops: 15 wine trails worth getting sidetracked on’, John Malathronas, renomado jornalista de turismo e viagens, aponta a Miolo como um dos destaques na elaboração de vinhos da região Sul do Brasil, além de apresentar as origens de uma trajetória pautada pela realização pioneira dos imigrantes italianos, que trouxeram as primeiras videiras e deram origem a uma das mais majestosas vinícolas do mundo.

A publicação também cita as paisagens e o clima das vinhas, que se concentram no charmoso Vale dos Vinhedos, onde os costumes brasileiros se mesclam à herança italiana celebrada em símbolos turísticos de grande significado afetivo como nos Museus, no passeio de Maria-Fumaça e em documentários que homenageiam a centenária influência da Itália no Brasil.

Para arrematar o elogio à Miolo, o jornalista avisa aos turistas do mundo todo que a recepção na vinícola é sempre realizada com o verdadeiro encanto de quem anseia apresentar ao público seus vinhos de altíssima qualidade e exalta: a visita é uma experiência degustativa elevada, inspiradora e primorosa [leia matéria completa aqui]!

“Mais uma vez, lemos com orgulho a uma menção que reafirma a crescente presença e consolidação do Grupo Miolo internacionalmente. É uma força motivadora para todos os integrantes dedicados e comprometidos com o reconhecimento de nossos produtos mundo afora”, comenta Adriano Miolo, superintendente do grupo.

Miolo é premiada no Top 5 do Encontro de Vinhos Campinas

15 de julho de 2016

Referência na elaboração de espumantes premiados no Brasil e no exterior, a Miolo foi o grande destaque do Top 5 do Encontro de Vinhos de Campinas (SP), concurso que elege os melhores rótulos do evento. Na categoria ‘Brancos’, a vinícola conquistou o segundo lugar com o Quinta do Seival Alvarinho.

Elaborado na região da Campanha (RS), o Quinta do Seival Alvarinho é um vinho de categoria superpremium e se destaca por ser versátil, com bom volume em boca e equilíbrio gustativo. Harmoniza perfeitamente com queijos de massa mole, pizzas, peixes e carnes brancas. Trata-se de uma relíquia liquida, um vinho único elaborado com uma emblemática variedade portuguesa.

Além do Quinta do Seival Alvarinho, a marca apresenta, na etapa Campinas do Encontro de Vinhos, no dia 16 de julho, alguns de seus melhores rótulos.

Encontro de Vinhos Campinas

16 de julho | das 14 às 22 horas

Expo Dom Pedro

Avenida Guilherme Campos (Anexo ao Parque Dom Pedro Shopping)

Informações: www.encontrodevinhos.com.br

VINHAS VELHAS TANNAT 2015

16 de junho de 2016

“Em 1976 Jorge Amado escrevia o seu romance Tieta do Agreste e os norte-americanos acreditavam e plantavam, na região da Campanha Gaúcha, 35 hectares de vinha numa cidade brasileira fronteira com o Uruguai, Santana do Livramento/RS.

Destes 35 hectares da vinha Almadén, 10 hectares foram plantados com a casta Tannat. No final da década de 70, existiam 150 hectares com 12 castas de uva diferentes.

Sempre vinhas velhas e garrafas de vinhos antigos geram encantamento e veneração. Para nós, Grupo Miolo, é um privilégio ser herdeiros deste patrimônio vegetal profundamente enraizado. Em 2016, a nossa vinha mais velha tem 40 anos e é a vinha de variedades finas européias mais antiga da República Federativa do Brasil.

Uma vinha velha tem menos vigor, mas tem também menos uva, os grãos de uva são menores, a casca destes grãos é mais grossa e tem mais tanino, a polpa tem mais sabor e o sistema radicular vasto e profundo permite uma maior resistência à falta de água e ao calor de Verão. Em suma, a maturação é mais completa e uniforme e consequentemente os vinhos são mais complexos e longos.

O Grupo Miolo adquiriu a Almadén em 2009 e duas vindimas a seguir elaboramos o primeiro Vinhas Velhas Tannat 2011, a segunda edição aconteceu em 2012 e a edição que lançamos por agora é a de 2015.

O Vinhas Velhas Tannat 2015 é um vinho tinto monovarietal de longuíssima guarda, resultante de vinificação integral em barrica nova de carvalho francês [fermentação alcoólica e fermentação malolática com as cascas e na barrica] e estágio total por 12 meses em barrica nova de carvalho francês.

Sensorialmente, este vinho é retinto com fortes traços violetas… penso melhor e escrevo que este vinho é extremamente jovem desde a sua cor “preta”, ao nariz de fruta mesclada e essencialmente à boca de taninos muito vincados, porém maduros. Para mim está muito cedo para ser bebido, trata-se de um legitimo vinho garrafeira, como assim designamos em Portugal os grandes vinhos de guarda.”