VINHAS VELHAS TANNAT 2015

16 de junho de 2016

‚ÄúEm 1976 Jorge Amado escrevia o seu romance Tieta do Agreste e os norte-americanos acreditavam e plantavam, na regi√£o da Campanha Ga√ļcha, 35 hectares de vinha numa cidade brasileira fronteira com o Uruguai, Santana do Livramento/RS.

Destes 35 hectares da vinha Almadén, 10 hectares foram plantados com a casta Tannat. No final da década de 70, existiam 150 hectares com 12 castas de uva diferentes.

Sempre vinhas velhas e garrafas de vinhos antigos geram encantamento e venera√ß√£o. Para n√≥s, Grupo Miolo, √© um privil√©gio ser herdeiros deste patrim√īnio vegetal profundamente enraizado. Em 2016, a nossa vinha mais velha tem 40 anos e √© a vinha de variedades finas europ√©ias mais antiga da Rep√ļblica Federativa do Brasil.

Uma vinha velha tem menos vigor, mas tem também menos uva, os grãos de uva são menores, a casca destes grãos é mais grossa e tem mais tanino, a polpa tem mais sabor e o sistema radicular vasto e profundo permite uma maior resistência à falta de água e ao calor de Verão. Em suma, a maturação é mais completa e uniforme e consequentemente os vinhos são mais complexos e longos.

O Grupo Miolo adquiriu a Almadén em 2009 e duas vindimas a seguir elaboramos o primeiro Vinhas Velhas Tannat 2011, a segunda edição aconteceu em 2012 e a edição que lançamos por agora é a de 2015.

O Vinhas Velhas Tannat 2015 é um vinho tinto monovarietal de longuíssima guarda, resultante de vinificação integral em barrica nova de carvalho francês [fermentação alcoólica e fermentação malolática com as cascas e na barrica] e estágio total por 12 meses em barrica nova de carvalho francês.

Sensorialmente, este vinho √© retinto com fortes tra√ßos violetas… penso melhor e escrevo que este vinho √© extremamente jovem desde a sua cor ‚Äúpreta‚ÄĚ, ao nariz de fruta mesclada e essencialmente √† boca de taninos muito vincados, por√©m maduros. Para mim est√° muito cedo para ser bebido, trata-se de um legitimo vinho garrafeira, como assim designamos em Portugal os grandes vinhos de guarda.‚ÄĚ

Miolo e UBER fecham parceria para o Dia dos Namorados em Porto Alegre

8 de junho de 2016

No dia 12 de junho, Dia dos Namorados, 80 casais ser√£o surpreendidos com um presente especial: estar√° dispon√≠vel em Porto Alegre (RS) a #UberSERENATA. Os usu√°rios do aplicativo poder√£o solicitar uma serenata “on demand” e surpreender o seu amor. Al√©m de um m√ļsico que far√° a serenata, o rom√Ęntico casal tamb√©m ter√° como surpresa um kit-presente exclusivo com um espumante da vin√≠cola Miolo!

O UberSERENATA √© uma a√ß√£o in√©dita no Brasil e est√° sendo realizada somente na Capital Ga√ļcha. O servi√ßo estar√° dispon√≠vel do meio-dia √†s 16 horas do dia 12 de junho, com custo de R$10. Para brindar o amor dos casais apaixonados, a Miolo selecionou o Miolo Cuv√©e Tradition Brut Ros√©, um de seus espumantes mais premiados. Charmoso e festivo, possui colora√ß√£o rosada, leve toque floral e aromas elegantes de frutas vermelhas como morango, groselha e cereja. √Č elaborado pelo m√©todo champenoise, o mesmo utilizado na Fran√ßa para a produ√ß√£o de champagne.

J√° realizada nos Estados Unidos, a a√ß√£o ‚ÄėUBER Serenata‚Äô √© uma parceria entre a vin√≠cola Miolo e a UBER para tornar ainda mais especial o Dia dos Namorados. Al√©m do premiado Miolo Cuv√©e Tradition Brut Ros√©, o kit-presente vem com uma caixa de chocolates, uma rosa, um bal√£o em formato de cora√ß√£o e itens UBER exclusivos.

Somente 80 Serenatas estar√£o dispon√≠veis na cidade. Para realizar o pedido, o usu√°rio dever√° ter o aplicativo Uber instalado em seu telefone e solicitar a op√ß√£o “UberSERENATA” (foto √† esquerda).

Apresento a vocês o Testardi Syrah 2015!

8 de junho de 2016

√Č preciso ser ‚ÄúTestardi‚ÄĚ ‚Äď obstinado, persistente e teimoso ‚Äď,¬† para mostrar ao pa√≠s a potencialidade desta variedade aqui no Nordeste. E, sim, √© poss√≠vel originar vinhos frutados, exuberantes, intensos e de bons taninos.¬†
√Č o que este vinho representa, a express√£o m√°xima da uva Syrah em territ√≥rio semi√°rido!
Com gradua√ß√£o alco√≥lica de 14%, aromas de frutas silvestres maduras e morangos, eleg√Ęncia no palato, o Testardi Syrah 2015 revela qualidade bem integrada com o carvalho. Boa estrutura de taninos, longo e persistente. De um equil√≠brio cativante. A cor de um vermelho profundo e nuances viol√°ceas. Al√©m de harmonizar bem com pratos ricos em sabores, como assados de cordeiro - ou o famoso bode -, carne bovina, carne de sol. Mostra grandiosidade e longevidade.
Este vinho é elaborado através de fermentação integral em barricas de carvalho francês, produzido 100% a partir da uva Syrah. A sua elaboração é feita nos pequenos detalhes e com toda a dedicação para surpreender.
Sa√ļde!

Eloiza Teixeira

Enóloga da Grupo Miolo - Filial Bahia

Quinta do Seival Castas Portuguesas 2013

31 de maio de 2016

Falar do vinho Quinta do Seival √© falar da hist√≥ria do vinho brasileiro, especificamente do r√≥tulo Quinta do Seival Castas Portuguesas. Quando as terras da antiga Quinta do Seival, pertecentes √† fam√≠lia Marimon, foram adquiridas pela fam√≠lia Miolo, nos escombros da secular adega Marimon foi descoberto um livro de contas que no seu interior continha tamb√©m diversos r√≥tulos originais de uma jeropiga Quinta do Seival. Como homenagem, Adriano Miolo utilizou o mesmo design e o mesmo tipo de letra do secular r√≥tulo, apenas o adaptando para que nele constassem as informa√ß√Ķes legais obrigat√≥rias exigidas nos tempos modernos.

O primeiro r√≥tulo da linha Quinta do Seival Castas Portuguesas foi elaborado com uvas colhidas no ano 2003. Uma d√©cada depois, o Minist√©rio da Agricultura do Brasil nos coagiu a retirar a ins√≠gnia honor√≠fica deste vinho, criada pelo vitivinicultor catal√£o Jo√£o Marimon, por esta se assemelhar ao bras√£o de armas da Rep√ļblica Federativa do Brasil. Assim, se ofusca a hist√≥ria.

O ano vit√≠cola 2012/2013 foi regular, sem anormalidades clim√°ticas. Na √©poca da colheita os √≠ndices pluviom√©tricos registraram valores dentro da m√©dia da regi√£o da Campanha Ga√ļcha. O vinho resulta do blend de vinhos Tinta Roriz e Touriga Nacional oriundos de vinhedos com rendimentos m√©dios de 6 ton/ha, vinifica√ß√£o tradicional de longa curtimenta e um ano de est√°gio em barricas novas de carvalho franc√™s. De 2003 a 2013 foram conseguidos elaborar em 7 vindimas, esta √© a consist√™ncia deste vinho.

O Quinta do Seival Castas Portuguesas 2013 é um vinho de guarda, onde em prova se mostra um vinho de coloração rubi profundo, retinto, de aromas florais, típicos da Touriga Nacional, e elegantes notas de especiarias, em boca trata-se de um vinho guloso, de taninos sedosos e de acidez refrescante.

Por Miguel Almeida, enólogo.

Adriano Miolo lança safra 2012 do ícone Lote 43 em Salvador

5 de maio de 2016

Além do preview do novo lote, jantar harmonizado vai contar com degustação das safras 2004, 2005, 2008 e 2011

Considerada uma das melhores safras dos √ļltimos anos, a Safra 2012 finalmente chega ao mercado representada pelo vinho √≠cone da marca que homenageia a hist√≥ria da fam√≠lia Miolo, j√° que traz em seu nome a refer√™ncia ao primeiro e emblem√°tico lote de terra em que o italiano Giuseppe Miolo plantou suas vinhas em 1897, quando chegou ao Brasil: o Lote 43, localizado no Vale dos Vinhedos (RS).

No Lote 43, √© explorado o conceito franc√™s de ‚Äėcru‚Äô, ou seja, um vinhedo especial de onde surgeum¬†vinho¬†√≠cone e singular. A Merlot √© a casta que melhor se expressa nesse terroir e a CabernetSauvignon √© muito mais exigente em alcan√ßar sua matura√ß√£o ideal. Dependendo do ano, com clima mais temperado e seco, com mais horas de sol,¬† ¬†proporcionam condi√ß√Ķes favor√°veis para a produ√ß√£o deste vinho. E √© somente nesses anos que √© elaborado o Miolo Lote 43.

Elaborado somente em safras excepcionais, o Miolo Lote 43 resulta de um corte de vinhos  Merlot e Cabernet Sauvignon selecionado por Adriano Miolo, enólogo da Família. O vinho chega à sua sétima edição com a safra 2012. Durante esses 17 anos somente foram produzidas 7 safras, além desta, as safras produzidas foram 1999, 2002, 2004, 2005, 2008 e 2011.

“ O primeiro Lote 43 foi produzido em 1999, de lá para cá houve uma grande evolução na qualidade dos vinhedos, nos processos de elaboração e de envelhecimento. O Lote 43 pode ser considerado a verdadeira testemunha dessa evolução da qualidade dos vinhos da Miolo e da vitivinicultura Brasileira “, afirma Adriano Miolo.

O Miolo Lote 43 possui a certifica√ß√£o D.O. Vale dos Vinhedos, primeira regi√£o do Brasil a receber o selo de Denomina√ß√£o de Origem. A sua regulamenta√ß√£o estabelece que toda a produ√ß√£o de uvas e a elabora√ß√£o dos vinhos sejam realizadas na regi√£o delimitada do Vale dos Vinhedos sob rigorosas regras t√©cnicas, elevados padr√Ķes de qualidade e precisa avalia√ß√£o sensorial de todos os vinhos.

Wine Dinner Miolo Lote 43 2012 em Salvador

Salvador é uma das 7 capitais brasileiras escolhidas para receberem o evento de lançamento do Miolo Lote 43 2012. O Wine Dinner que marca o preview do novo vinho acontece no dia 18 de maio, no Bistrot Du Vin Adega. O menu do jantar, desenvolvido exclusivamente para a ocasião, será harmonizado com uma vertical do Miolo Lote 43 (safras 2004, 2005, 2008, 2011 e a nova 2012), possibilitando que os convidados apreciem a evolução do vinho ao longo dos anos.

Wine Dinner Miolo Lote 43 safra 2012 ‚Äď Salvador

Dia 18 de maio, 20 horas

Local ‚Äď Bistrot Du Vin Adega - R. Minas Gerais, 197 - Pituba, Salvador - BA

Valor do convite: R$ 194,00

Informa√ß√Ķes e reservas: (71) 3231-1933

Espumante Miolo Cuvée Tradition para brindar os 25 anos de carreira da dupla Zezé di Camargo e Luciano

29 de abril de 2016

Uma refer√™ncia no mundo do vinho se une a refer√™ncias da m√ļsica no Brasil: a vin√≠cola Miolo foi a escolhida para brindar os shows em comemora√ß√£o ao anivers√°rio de carreira de Zez√© di Camargo e Luciano!

Nos dias 29 e 30 de abril, em um lounge exclusivo, convidados v√£o acompanhar ‚Äď e cantar! ‚Äď os grandes sucessos da dupla e ser√£o recepcionados com o espumante Miolo Cuv√©e Brut e o tinto Miolo Reserva Cabernet Sauvignon.

Para brindar a trajet√≥ria repleta de sucessos como as ic√īnicas ‚Äú√Č o amor‚ÄĚ e ‚ÄúMenina Veneno‚ÄĚ, a Miolo tamb√©m estar√° no camarim dos irm√£os, que j√° demonstraram sua prefer√™ncia pela alta qualidade dos r√≥tulos da marca.

‚ÄúDaremos continuidade a uma amizade t√£o especial que come√ßou no final de 2015, quando a dupla escolheu a Miolo para prestigiar amigos e parceiros com o Miolo Reserva Cabernet Sauvignon, um de nossos vinhos mais apreciados pelos brasileiros‚ÄĚ, comemora o superintendente do Grupo Miolo, Adriano Miolo.

APAS 2016 Miolo apresenta seus premiados espumantes na maior feira do setor supermercadista

25 de abril de 2016

Com as linhas Almad√©n, Terranova e Miolo Cuv√©e Tradition, grupo oferece qualidade e diversidade para as g√īndolas em todas as faixas de pre√ßo

Refer√™ncia nacional e uma das principais empresas no mercado de espumantes e vinhos no Brasil, o Grupo Miolo re√ļne sua linha de borbulhas para apresentar ao setor supermercadista durante a APAS 2016, maior evento do segmento, que acontece em S√£o Paulo (SP) entre os dias 2 e 5 de maio.

Entre os r√≥tulos que a vin√≠cola leva √† feira est√° a premiada linha de espumantes Miolo Cuv√©e Tradition, elaborada no Vale dos Vinhedos (RS) pelo m√©todo tradicional ‚Äď tamb√©m conhecido como Champenoise ‚Äď com as uvas Chardonnay e Pinot Noir nas vers√Ķes Demi-Sec, Brut Ros√© e Brut, este √ļltimo considerado um dos melhores da Am√©rica do Sul pela revista inglesa Decanter e tamb√©m destaque em Paris, na loja Soif D‚Äôailleurs, como espumante mais vendido em 2015. Os r√≥tulos passam por um per√≠odo sobre leveduras envelhecendo nas caves subterr√Ęneas da Miolo: 12 meses no caso do Brut e do Demi-Sec, e 6 meses no caso do Ros√©.

A empresa tamb√©m apresenta na APAS 2016 best-sellers das g√īndolas de todo o Brasil: Almad√©n Brut, Almad√©n Meio-Doce e Almad√©n Meio-Doce Ros√©, que possuem uma excelente rela√ß√£o custo x benef√≠cio. Os espumantes, jovens e descomplicados, s√£o elaborados especialmente para a categoria de entrantes no mundo do vinho, como s√£o conhecidos os consumidores que come√ßaram a apreciar a bebida.

De sua unidade no Vale do S√£o Francisco, na Bahia, a marca traz os espumantes Terranova. Descontra√≠dos e festivos, s√£o f√°ceis de beber e atraem paladares mais jovens, caracter√≠sticas comuns de todas as vers√Ķes da linha: Moscatel, Brut, Brut Ros√© e Demi-Sec.

‚ÄúOs espumantes deixaram de ser apenas uma bebida de ocasi√Ķes especiais e passaram a integrar o dia-a-dia, sendo consumidos no happy hours, na praia, como aperitivo ou como sobremesa. O consumo do espumante por diversas classes sociais abre novas possibilidades de mercados‚ÄĚ, pontua Adriano Miolo, superintendente do Grupo, que estar√° no espa√ßo da vin√≠cola na APAS.

Adriano destaca que a atual conjuntura econ√īmica tem levado os brasileiros a consumir mais alimentos e bebidas em casa, substituindo as refei√ß√Ķes em¬† restaurantes, por exemplo. Soma-se a esse fato a oferta cada vez maior nos pontos de venda. O resultado s√£o idas frequentes ao varejo. De acordo com informa√ß√Ķes da Wine Intelligence, estima-se que 86% dos consumidores compram vinhos e espumantes em hipermercados e supermercados. Desse total, aproximadamente 70% colocam os espumantes em suas cestas de compra e a categoria det√©m cerca de 80% de participa√ß√£o entre os r√≥tulos brasileiros consumidos. Na Miolo, 40% da produ√ß√£o anual √© de espumantes.

MIOLO NA APAS 2016 | STAND 350

2 a 5 de maio

De 2 a 4 de maio, das 14 às 22 horas; dia 5 de maio, das 13 às 19 horas

Expo Center Norte ‚Äď S√£o Paulo/SP

Rua José Bernardo Pinto, 333 - Vila Guilherme

MERCADO INTERNACIONAL Terceira loja exclusiva da vinícola Miolo é inaugurada na China

14 de abril de 2016

* Marca criou, exclusivamente para o mercado chinês, o vinho Seival Cabernet Sauvignon

* Atualmente, a China é o maior consumidor mundial de vinho tinto

Refer√™ncia nacional e uma das principais marcas de espumantes e vinhos do Brasil, o Grupo Miolo anuncia a abertura da 3¬™ loja exclusiva na China, um dos mercados priorit√°rios das exporta√ß√Ķes da vin√≠cola. A nova loja fica na prov√≠ncia de Hainan, ilha localizada ao sul do pa√≠s, na cidade de Sanya.

As outras duas unidades exclusivas estão localizadas em Xangai, uma delas na região The Bund, área badalada onde estão reunidos restaurantes importantes, lojas de grife e o centro financeiro da cidade: ali ficam concentrados grandes bancos e empresas globais de finanças.

‚ÄúA nova loja √© mais uma etapa do projeto de expans√£o da Miolo no exterior, criando uma abertura cada vez maior de mercado para nossos vinhos, que j√° conquistaram os paladares dos chineses. Em parceria com a Miolo, toda a opera√ß√£o vem sendo planejada e executada por nossa representante na China‚ÄĚ, explica Adriano Miolo, superintendente do grupo. A etapa seguinte do plano de amplia√ß√£o no pa√≠s ser√° a abertura da 4¬™ loja, em um shopping center tamb√©m localizado na prov√≠ncia de Hainan.

Além de unidades próprias, a Miolo atua de forma pontual na China, que em 2014 se tornou o maior consumidor mundial de vinho tinto: atenta a esse mercado emergente, a vinícola desenvolveu o Seival Cabernet Sauvignon, tinto elaborado exclusivamente para o país. Atualmente, o rótulo Miolo mais comprado por eles é o Miolo Lote 43, inclusive na versão de 6 litros, que é consumida em jantares e eventos.

As duas primeiras lojas exclusivas Miolo na China foram inauguradas em 2011. Com a abertura das novas unidades, a expectativa √© aumentar em 20% as exporta√ß√Ķes para o pa√≠s, que fechou 2015 como o 4¬ļ maior mercado da Miolo no exterior, cerca de 10% do total de exporta√ß√Ķes da marca.

Miolo e Chef Natalício inauguram primeira loja de espumantes do Brasil no Shopping Iguatemi, em Porto Alegre

11 de abril de 2016

Franquia traz novos modelos de negócio * Faturamento inicial pode ser de R$ 100 mil por mês

Inaugurada no final de 2015 em parceria com a vinícola Miolo, a Champanharia Natalício amplia seu sistema de franquia e inaugura, no dia 15 de abril, a primeira Wine Store Champanharia Natalício by Miolo, no Shopping Iguatemi Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. O novo negócio segue o mesmo conceito do sparkling truck inaugurado ano passado no Shopping Paseo, também em Porto Alegre: oferecer, a preços justos, espumantes de qualidade e gastronomia de alto padrão.

No portf√≥lio da loja, o p√ļblico ir√° encontrar toda a linha de espumantes e vinhos da Miolo, com op√ß√Ķes para todos os paladares e bolsos, desde r√≥tulos mais descontra√≠dos, como a linha Terranova, at√© √≠cones da vin√≠cola, caso do Miolo Mill√©sime Brut.

A abertura da primeira loja exclusiva de espumantes e vinhos Miolo no Brasil √© uma aposta estrat√©gica e promissora, j√° que a expans√£o do mercado de espumantes nacionais √© inquestion√°vel e tende a seguir crescendo. Segundo dados do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), entre janeiro e dezembro de 2015, registrou-se um aumento de 6,5% no consumo de espumantes brasileiros. Em uma d√©cada, considerando apenas as empresas do Rio Grande do Sul, a comercializa√ß√£o das bebidas borbulhantes cresceu mais de 144%, em milh√Ķes de litros.

Junto aos n√ļmeros positivos, a vantagem do novo modelo de neg√≥cios est√° tamb√©m na sua versatilidade, com estruturas que podem ser adequadas ao perfil dos empreendedores interessados. Al√©m do formato Loja, dispon√≠vel com espa√ßos entre 30 e 100m¬≤, h√° outras duas op√ß√Ķes: o trailer fixo, ideal para shoppings, galerias, espa√ßos abertos ou √°reas fechadas ‚Äď como o montado no Shopping Paseo; e o trailer itinerante, perfeito para eventos como feiras, casamentos ou festas empresariais.

De acordo com o chef Eduardo Natal√≠cio, idealizador da franquia, o retorno do neg√≥cio tende a superar as expectativas de quem tem interesse em apostar no segmento. ‚ÄúCom um investimento total de R$ 150 mil, aproximadamente, o faturamento inicial pode chegar a R$ 100 mil reais por m√™s. Nosso objetivo √© possibilitar o ingresso de empreendedores que, assim como n√≥s, acreditam na import√Ęncia de conquistar novos e promissores mercados para o espumante brasileiro‚ÄĚ, conclui.

A Wine Store Champanharia Natalício possui um deck externo com mesas, onde será possível harmonizar os espumantes com os pratos exclusivos do cardápio. Acessórios também estarão à venda e é possível realizar eventos em um mezanino projetado especialmente para essa finalidade. O franqueado proprietário da primeira unidade da Wine Store é o jornalista Sérgio Stock.

A Wine Store Champanharia Natalício by Miolo terá rótulos a preços que variam entre R$ 39,90 e R$ 109,00.

Wine Store Champanharia Natalício by Miolo

Shopping Iguatemi - Av. Jo√£o Wallig, 1800 - Passo da Areia,

Porto Alegre/RS

Graffiti do artista Speto assina rótulo do Miolo Gamay Summertime 2016

8 de abril de 2016

Uma das mais reconhecidas e premiadas vinícolas do Brasil, a Miolo anuncia o lançamento do Miolo Gamay Summertime 2016, que estampa em seus rótulos uma obra exclusiva do renomado grafiteiro Speto.

Precursor do graffiti no Pa√≠s, Speto trouxe para as ‚Äútelas urbanas‚ÄĚ a jun√ß√£o da cultura do hip hop e do cordel, criando um estilo que se aproxima muito das xilogravuras. Para o r√≥tulo do Miolo Gamay 2016, ele criou a obra Summertime, inspirada na brasilidade, no movimento e no alento, trazendo, em sua ess√™ncia, a influ√™ncia do sol e da renova√ß√£o.

Desde 2008, artistas dos mais diferentes estilos s√£o escolhidos para ilustrarem a etiqueta do Miolo Gamay. As garrafas, verdadeiros itens de colecionador, trazem obras expressivas da arte brasileira. Foi assim com o ‚ÄėAbaporu‚Äô de Tarsila do Amaral ‚Äď quadro considerado s√≠mbolo do Movimento Modernista Brasileiro ‚Äď, e com ‚Äútelas‚ÄĚ de artistas como Romero Britto e Ana Maldonado. A exce√ß√£o √© o Gamay 2015, estampado com a pintura Still Life: Vase with Irises Against a Yellow Background, do consagrado Vincent Van Gogh.

‚ÄúO Gamay segue o conceito franc√™s ‚Äėbeaujolais nouveau‚Äô, que marca na Fran√ßa e em mais de 200 pa√≠ses a chegada da nova safra. Al√©m de ficarem na expectativa de provar o primeiro vinho da nova safra, os apreciadores sempre ficam curiosos em rela√ß√£o ao artista que ser√° escolhido para o r√≥tulo do vinho‚ÄĚ, celebra Adriano Miolo, superintendente do grupo.

MIOLO GAMAY SUMMERTIME 2016

Leve e festivo, o Miolo Gamay √© um tinto leve, que deve ser degustado gelado, a uma temperatura m√°xima de 12¬įC. Vers√°til, pode ser combinado com os mais variados pratos: petiscos, pizzas, massas, peixes e carnes. A sugest√£o √© que seja consumido jovem, no mesmo ano da elabora√ß√£o.

Possui cor rubi de média intensidade com tons violáceos. No nariz, são rapidamente percebidos aromas de morango, goiaba e maçã caramelada. Equilibrado, é agradável e descompromissado. Ideal como aperitivo ou para acompanhar saladas, sopas, peixes, massas de molhos brancos, pizzas, carnes brancas e queijos.

√Č elaborado na regi√£o da Campanha, no Rio Grande do Sul, e chega em abril √†s lojas, restaurantes e supermercados de todo o Brasil. Tamb√©m pode ser encontrado no site da Miolo (loja.miolo.com.br). Pre√ßo m√©dio: R$ 40,00.

SPETO

Paulo Cesar Silva, conhecido como Speto, faz parte da primeira gera√ß√£o de grafiteiros de S√£o Paulo. √Č um dos respons√°veis pela identidade brasileira no Grafite, foi militante no assunto com toda a gera√ß√£o dele, com o objetivo de termos uma identidade originalmente brasileira e n√£o Americana. Estudou artes folcl√≥ricas e mergulhou na cultura nordestina, adquirindo tra√ßos de cordel e xilogravura em suas obras. Hoje, Speto exp√Ķe seus trabalhos pelo mundo e tem na bagagem mais de 18 pa√≠ses por onde suas obras j√° passaram, cidades importantes como Paris, Nova York, Moscou e Londres, j√° tiveram o prazer de conhecer a obra do artista brasileiro.