Miolo inaugura Wine Garden

24 de fevereiro de 2015

O projeto, exclusivo do complexo turístico da vinícola, utiliza o conceito dos wine trucks e wine bars em um espaço integrado à natureza em pleno Lote 43

Referência na elaboração de vinhos no Brasil, o Grupo Miolo inaugurou nesta sexta-feira, dia 13 de fevereiro, um espaço exclusivo e integrado à natureza no complexo da vinícola Miolo, em Bento Gonçalves (RS).

É o Wine Garden, um wine bar móvel que oferece aos turistas que visitam a vinícola um piquenique com serviço de alimentação e bebidas, espaço kids – uma novidade na região – além, claro, da venda de vinhos e espumantes em taça.

Os itens do cardápio vão desde sanduíches especiais e quiches da estação até deliciosas brusquetas. A maior parte dos itens é elaborada com produtos orgânicos da horta do Wine Garden.

O projeto trabalha com o conceito de arquitetura efêmera, ou seja, a cada temporada vai apresentar aos visitantes um “cenário” diferente, porém sempre descontraído e com o objetivo de estimular os sentidos através do contato com a natureza e a degustação dos vinhos da vinícola.

O wine truck já tem local específico para suas paradas: a estrutura do Wine Garden vai ocupar os espaços no vinhedo conhecido como Lote 43 e vai proporcionar uma experiência de consumo aos turistas no terroir mais simbólico da Miolo. Ao chegar da Itália, o patriarca da família, Giuseppe Miolo, recebeu as terras do governo brasileiro para cultivo. Seu lote era o 43.

“Assim começa a história da Miolo. O nosso vinho ícone é elaborado somente em safras excepcionais com as uvas cultivadas no Lote 43. Integrar o Wine Garden ao espaço foi um desafio emocionante. Também estamos entusiasmados por criar um projeto que ofereça, de maneira informal e ao ar livre, uma experiência com nossos vinhos”, conta Adriano Miolo, superintendente do grupo.

SERVIÇO
Wine Garden
Feriados prolongados e finais de semana
Das 10 às 18h30

Rota Ferradura dos Vinhedos de Santana do Livramento foi finalista do II Prêmio Inovação em Turismo RS

21 de janeiro de 2015

O concurso II Prêmio Inovação Turismo RS, realizado em Porto Alegre no último dia 18 de dezembro de 2014 pela Secretaria de Estado do Turismo, recebeu 261 projetos oriundos de 75 municípios que abarcam as 25 regiões turísticas do Estado. O Certame teve como objetivo identificar o que existe de novidade e criatividade em turismo no interior do Estado, bem como abriu espaço para a divulgação de projetos, eventos, produtos e atrativos turísticos no Rio Grande do Sul.

Com duas Comissões de Avaliação, compostas por experientes técnicos das áreas turística, cultural e acadêmica, a organização da seleção dos projetos foi dividida em  seis Categorias, sendo elas: Categoria 1 – Práticas Inovadoras em Planejamento e Gestão; Categoria 2 – Práticas Inovadoras em Estruturação de Produto; Categoria 3 – Práticas Inovadoras em Hospitalidade; Categoria 4 – Práticas Inovadoras em Entretenimento e Lazer; Categoria 5 – Práticas Inovadoras em Promoção e Marketing; Categoria 6 – Práticas Inovadoras em Produção Científica.


PARTICIPANTES E VENCEDORES DO II PRÊMIO INOVAÇÃO TURISMO RS


Da esquerda para a direita: Leonilda Righez, Avelar Fortunato, Fernando Trindade Costa, Lis Caberlon.

Inscrita pela Universidade Federal do Pampa a rota Ferradura dos Vinhedos foi finalista nas Categorias 2 e 5, sendo que, na Categoria 2, dos oitenta e oito, trinta projetos foram classificados como finalistas, e na Categoria 5, dos trinta e seis, onze projetos foram classificados como finalistas. Os vencedores das categorias 2 e 5 foram: o projeto Criação do Vinho Oficial da Copa do Mundo, da Cidade de Bento Gonçalves, e o projeto Terra dos Bons Ventos: o Litoral Norte por Completo, ao Natural, da cidade de Osório, respectivamente. O maior número de premiados concentrou-se na região de Gramado, Porto Alegre, Viamão e  municípios da Serra Gaúcha. Inscrito pela Secretaria Municipal de Turismo também concorreu e foi finalista pela cidade de Santana do Livramento o projeto 1º Festival Binacional de Enogastronomia e Produtos do Pampa na Categoria 3.


BELEZAS NATURAIS, ATRATIVOS CULTURAIS, RIQUEZAS HISTÓRICAS, RELIGIOSAS E SOCIAIS


A Rota Turística Ferradura dos Vinhedos, mesmo não ganhando prêmios, recebeu Certificados de Classificação como finalista do Certame e Livramento serviu-se desta oportunidade de promoção estadual para se inserir mais no mapa do turismo do Rio Grande do Sul, deixando de ter como principal atrativo os Free Shops de Rivera.

O arranjo produtivo vitivinícola de Santana do Livramento, onde está localizado, acha-se disposto no formato de ferradura. A via é hoje um grande potencial turístico para a cidade e região, e se a comunidade santanense desejar poderá consolidá-la no médio e longo prazo por suas belezas naturais, atrativos culturais, riquezas históricas, religiosas e sociais, destacando seu enorme patrimônio material e imaterial para além do vinho.

Por Prof. Avelar Fortunato - UNIPAMPA - idealizador da Rota Ferradura dos Vinhedos. E-mail: avelarfortunato@unipampa.edu.br

Miolo celebra os 450 anos do Rio com edição comemorativa de vinhos inspirados na cidade maravilhosa

9 de dezembro de 2014

O Rio de Janeiro completa 450 anos em março de 2015 e o Grupo Miolo não poderia ficar de fora dessa comemoração. Várias ações estão sendo programadas pela prefeitura do Rio para celebrar o aniversário da cidade maravilhosa e, para brindar todos os momentos, a Miolo lança uma edição limitada dos tradicionais Miolo Seleção, branco e tinto, e do espumante Miolo Cuvée Tradition Brut Rosé.

Os braços do Cristo Redentor abertos sobre a Guanabara estão representados nos rótulos do Miolo Seleção Tempranillo/Touriga (tinto) e do Miolo Seleção Chardonnay/Viogner (branco). O Miolo Seleção é o vinho mais querido dos brasileiros, e, em especial, dos cariocas, os maiores consumidores de Miolo Seleção de todo o Brasil. Os vinhos da edição Rio 450 são agradáveis, frescos, e excelentes para serem apreciados à beira-mar, ou com comidinhas de boteco, entre amigos.

Para brindar com personalidade e elegância, no emblemático calor de 40 graus do Rio de Janeiro, o espumante Miolo Cuvée Tradition Brut Rosé reverencia o Pão de Açúcar, um dos cartões-postais mais conhecidos do mundo. O espumante é elaborado pelo método tradicional, com a segunda fermentação do vinho na própria garrafa, a mesma usada nas maisons francesas para a elaboração do champagne.

“É um espumante alegre como os cariocas, delicado e frutado, com a cor do verão, perfeito para celebrar”, afirma Alexandre Miolo, gerente comercial regional.

Para Adriano Miolo, superintendente do grupo, participar oficialmente da comemoração dos 450 anos do Rio é uma honra para a Miolo. “Desenvolvemos essa edição limitada levando em conta o repertório histórico, artístico e cultural da cidade e do povo que a tornou um dos destinos turísticos mais desejados. Esse projeto é ‘Aquele Abraço’ da Miolo para o Rio cheio de encantos”, diz.

As edições comemorativas – Rio 450 estarão disponíveis para compra a partir da segunda quinzena de dezembro. A edição é limitada e haverá uma pré-venda no site da Miolo (www.miolo.com.br). Posteriormente os produtos serão encontrados em lojas especializadas, supermercados e restaurantes dentro do estado do Rio de Janeiro e exportados para diversos países em todo o mundo. O preço sugerido para consumidor final é de R$ 37,00 para o espumante e R$ 24,00 para ambos os vinhos.

O lançamento é um projeto da Miolo em parceria com o Comitê Rio 450, órgão da Prefeitura do Rio de Janeiro que coordena as comemorações dos 450 anos da cidade.

Miolo Wine Group
Um dos maiores e mais reconhecidos grupos do Brasil, o Miolo Wine Group elabora 12 milhões de litros de vinhos finos por ano e é a empresa que mais exporta vinhos no País, para mais de 30 países. A vinícola iniciou seus trabalhos em 1897, quando o italiano Giuseppe Miolo chegou ao Brasil. Hoje, possui projetos em diferentes regiões: Vale dos Vinhedos (RS), Campanha (RS), Campos de Cima da Serra (RS) e Vale do São Francisco (BA). Entre os sócios estão a família Miolo, família Benedetti/Tecchio, o narrador Galvão Bueno e o empresário Raul Anselmo Randon. Informações: www.miolo.com.br

Miolo Wine Group recebe o troféu ‘Produtor do Ano’ no Rio Wine & Food Festival

24 de setembro de 2014

O grupo Miolo, uma das principais empresas do setor de vinhos do Brasil, recebeu o troféu ‘Produtor do Ano’ no evento de abertura do Rio Wine & Food Festival, realizado na última semana no Copacabana Palace, no Rio de Janeiro.

O prêmio é oferecido as vinícolas pioneiras, modelo que desenvolvem um trabalho consistente no setor do vitivinícola brasileiro

Segundo a organização do evento, o troféu representa, ainda, a personalidade do ano como produtor nacional, nesse caso personificado emAdriano Miolo, superintendente do grupo. “Para nós é uma honra a conquista do título de produtor do ano dentro de um evento como o Rio Wine & Food Festival. É parte da definição de negócios do Grupo Miolo atuar em todos os segmentos da cadeia vitivinícola e, dentro disso, fortalecer o setor no Brasil”, finaliza Adriano.

Medalla Real Cabernet Sauvignon é eleito um dos 5 melhores Cabernet Sauvignons em degustação às cegas.

2 de julho de 2014

Segundo publicação da revista inglesa Drink Business, o vinho Medalla Real Cabernet Sauvignon 2010 está entre os cinco melhores na lista dos “Top 15 Cabernet Sauvignons”.

A lista é fruto do Concurso Global Masters Cabernet Sauvignon, organizado pela revista no mês de Maio, em Londres. Do concurso, participaram mais de 200 amostras de vinhos, de 9 países.

Os júri do concurso, na sua maioria, foi composto por Master of Wine, como: Mark Savage MW of Savage Selection, Sebastian Payne MW of The Wine Society, Demetri Walters MW of Berry Bros & Rudd, Rebecca Palmer of Corney & Barrow, Justin Knock MW of Encirc, Vanessa Cinti of CUT at 45 Park Lane and Hugo Rose MW of the Wine Investment Association e os editores da revista, Patrick Schmitt e Lucy Shaw.

Abaixo, link completo da publicação:
http://www.thedrinksbusiness.com/2014/06/top-15-cabernet-sauvignons/?article-source=newsletter&source=898&date=2014-06-12

Lista dos 15 melhores Cabernet Sauvignon da revista Drinks Business:
1. Katnook Founder’s Block Cabernet Sauvignon 2010. Australia
2. Pascual Toso Reserve Cabernet Sauvignon 2009. Argentina
3. Torres Mas la Plana 2010. Espanha
4. Santa Rita Medalla Real Cabernet Sauvignon 2010. Chile
5. Bodegas La Rosa Finca La Escondida Reserve 2013 & Cientoquince CXV. Argentina
6. Voyager Estate Cabernet Sauvignon Merlot 2009 Austrália
7. Taylors Promised Land Cabernet Sauvignon 2013. Austrália
8. Terranoble Reserva Terroir Cabernet Sauvignon 2012. Chile
9. Savanha Naledi Cabernet Sauvignon 2011_ South África
10. Terramater Altum Cabernet Sauvignon 2010. Chile
11. Cono Sur Single Vineyard Cabernet Sauvignon 2011. Chile
12. Cederberg Five Generations Cabernet Sauvignon 2011. South África
13. Bird in Hand Cabernet Sauvignon 2010. Austrália.
14. Jackson Family Wines Stonestreet Monument Ridge Cabernet Sauvignon 2010. USA
15. Wynns John Riddoch Cabernet Sauvignon 2010 & Black Label Coonawarra Cabernet Sauvignon 2008. Austrália

O vinho Bueno Pinot Noir é premiado no Concurso Mundial Bruxelas – Edição Brasil 2014

25 de junho de 2014

Os resultados do 11º Concurso Nacional de Vinhos Finos do Brasil – Concurso Mundial Bruxelas-Brasil 2014 foram anunciados na noite do último domingo, durante um jantar realizado para convidados no Costão do Santinho, em Florianópolis.

O vinho Bueno Bellavista Estate Pinot Noir safra 2012 recebeu medalha de Ouro.

“Muito nos orgulha esse resultado, que comprova a seriedade e qualidade que imprimimos em todos os vinhos do grupo Miolo”, afirma Miguel Almeida, enólogo.

Os jurados (especialistas brasileiros e estrangeiros) degustaram às cegas e dentro dos critérios internacionais adotados pelo Concurso Mundial de Bruxelas (o maior concurso do mundo), nos dias 3 e 4 de junho.

O Bueno Bellavista Estate Pinot Noir, é um vinho delicado, equilibrado e complexo, com toda a expressão da uva Pinot Noir. Elaborado na região da Campanha-RS, fronteira com o Uruguai.

O tinto da Bueno Wines é elaborado pela MWG, em parceria com o narrador esportivo Galvão Bueno, também sócio do grupo Miolo.

Como baixar o aplicativo Miolo Terranova Moscatel no seu celular ou tablet

10 de junho de 2014

Como baixar o aplicativo Miolo Terranova Moscatel no seu celular ou tablet.

Miolo bate recorde histórico de vendas no mercado externo e é agraciada com o Prêmio Exportação RS

2 de junho de 2014

No próximo dia 9 de Junho, a Miolo será agraciada novamente com o Prêmio Exportação RS na categoria Destaque Setorial – Vinho. O prêmio exportação RS é realizado há 42 anos e é considerado o maior evento do seu segmento no sul do país, distinguindo as empresas que obtiveram os melhores resultados mercadológicos e desenvolveram estratégias inovadoras para expor e comercializar seus produtos no mercado internacional.

“O prêmio exportação RS é o reconhecimento à visão estratégica das empresas que contribuem para o fortalecimento socioeconômico do estado e do país. É, portanto, uma honra para a Miolo, recebe-lo.” afirma Antônio Miolo, sócio da Miolo Wine Group.

A Miolo segue na liderança brasileira na exportação de vinhos finos, pelo sétimo ano consecutivo, com resultados que superam o recorde histórico da empresa.

No primeiro quadrimestre de 2014, houve um crescimento de 375% no faturamento das exportações com relação ao mesmo período do ano passado, o que corresponde a 1,8 milhões de dólares vendidos.

A expectativa de fechamento do semestre é um faturamento de 2,5 milhões de dólares.

O resultado deve-se a um trabalho que vem sendo desenvolvido no mercado internacional há 10 anos, a excelente visibilidade do Brasil no atual momento, e a conquista da grande distribuição em redes como as inglesas Waitrose e Marks & Spencer, além de Delhaize (Bélgica), Netto (Alemanha), Khaufhof (Alemanha), Ahold Group (Holanda), Isetan (Japão) e Groupe Casino (França), e grandes empresas de cruzeiros marítimos, como a Viking Line.

Os vinhos e espumantes Miolo estão presentes em mais de 32 países, nos 4 continentes.

Miolo premiada na grande prova Vinhos do Brasil

6 de maio de 2014

A maior prova de vinhos brasileiros já feita no país (856 rótulos de 108 vinícolas de sete estados brasileiros) foi divulgada na Expovinis 2014, em São Paulo. Apresentada na terceira edição do Anuário Vinhos do Brasil, uma publicação da Editora Baco e do Ibravin (Instituto Brasileiro do Vinho), lista os 20 melhores vinhos nacionais segundo a avaliação às cegas de 12 especialistas. O júri foi composto por representantes do Ibravin, da ABS (Associação Brasileira de Sommeliers), além de jornalistas e profissionais especializados. Esta prova é uma das ações do Rio Wine and Food Festival, com curadoria de Marcelo Copello.

O Grupo Miolo ganhou com dois vinhos. Na categoria Pinot Noir o campeão brasileiro foi o RAR Collezione Pinot Noir 2011 de Campos de Cima da Serra/RS. A Pinot Noir é uma das variedades que melhor se adaptou a estes planaltos, mostrando a sua aptidão para climas frios. O RAR Collezione Pinot Noir 2011 é um vinho complexo e delicado, onde o breve amadurecimento em barricas de carvalho francês, aumentou a elegância e lhe confere personalidade única.

Na categoria Tannat o título de campeão foi atribuído ao Vinhas Velhas Tannat 2012, da região da Campanha Gaúcha. Este Tannat proveio do vinhedo de uvas finas mais antigo no Brasil, plantado em 1976. Este vinho revela-se robusto, muito potente e longevo, é elaborado através do processo de fermentação integral em barricas novas de carvalho francês.

“Esta premiação vem coroar o nosso projeto Terroirs do Brasil, dentro do qual o Grupo Miolo produz vinhos em 4 regiões brasileiras (Vale do São Francisco (BA), Vale dos Vinhedos (RS), Campanha Gaúcha (RS) e Campos de Cima da Serra (RS)”, comemora Miguel Almeida, enólogo da empresa.

A publicação Anuário Vinhos do Brasil 2014 traz um panorama do setor do vinho brasileiro, das suas regiões produtoras e potencialidades enoturísticas, sendo distribuído no Brasil em mais de 100 postos e nas embaixadas brasileiras pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE).

Miolo Wine Group e Viña Santa Rita, firmam acordo de distribuição de vinhos

2 de maio de 2014

Na próxima semana iniciará a distribuição dos vinhos Santa Rita, pela Miolo.

O acordo prevê a comercialização no Brasil dos vinhos Santa Rita, pela Miolo, e, a distribuição dos vinhos Miolo no mercado internacional, pela Viña Santa Rita.

O histórico de sinergia entre Miolo e Santa Rita já tem mais de 3 anos, quando uma das vinícolas do grupo, a Viña Sur Andino iniciou a elaboração do vinho Costa Pacífico para a Miolo, que já é comercializado no Brasil. A Miolo, por sua vez, elabora o espumante Moscatel, sob a marca Terra Andina, na Vinícola Ouro Verde, no Vale do São Francisco –BA, para a distribuição da Santa Rita no mercado internacional.

“Já havia uma sinergia, e uma identificação entre os dois grupos, em função da filosofia de trabalho das empresas Miolo e Santa Rita. O que fizemos foi estreitar nossos laços para que tenhamos maior representatividade no mercado internacional, ao mesmo tempo em que aumentamos nosso portfólio,” afirma Adriano Miolo, diretor-superintendente do Grupo Miolo.

Os vinhos chilenos são os mais consumidos, na categoria importados, no mercado brasileiro. Para atender a essa demanda, a Miolo Wine Group passará a oferecer um portfólio mais completo e em diversas faixas de preços, desde R$ 25,00 na linha Costa Pacífico, até cerca de R$ 400,00 com o ícone, Casa Real. Farão parte do novo portfólio da Miolo: Na categoria Premium, a linha 120, e Santa Rita Reserva, na categoria Super Premium, o Medalla Real, na categoria Ultra Premium, o Santa Rita Triple C e o Pehuén, além do ícone, Casa Real.

“Estamos muito satisfeitos com a parceria entre Santa Rita e Miolo, porque acreditamos no potencial do mercado brasileiro e no trabalho desenvolvido pela Miolo no segmento de vinhos,” afirma Andrés Lavados, diretor de exportação.

A vinícola Santa Rita é a maior vinícola chilena, em participação de mercado no Chile, e uma das principais exportadoras de vinhos super premium. Está presente em 75 países nos 5 continentes, e no mercado brasileiro há mais de 20 anos.