Espumante do mar: Miolo é primeira vinícola brasileira a realizar imersão de garrafas em cave submarina

9 de fevereiro de 2017

Espumantes submersos chegam a apresentar 10 vezes mais compostos moleculares do que os envelhecidos pelo método tradicional * Sabor mais rico e floral e notas apuradas de manteiga e castanha também foram observados

Para celebrar o sucesso de vendas do espumante Miolo Cuvée Tradition em terras francesas, o Grupo Miolo aposta em sistema único de envelhecimento e estabilização do produto: a imersão de garrafas em caves submarinas.

Há pouco mais de dois meses, um lote de do espumante celebrado no mercado externo foi imerso no mar da província de Bretagne, no Atlântico Norte, na França.

Toda a operação foi realizada em caves submarinas, criando condições ideais, não apenas para envelhecer, mas também para conferir características singulares aos vinhos submetidos a este processo.

Estrategicamente mergulhadas na ilha de Ouessant, na região conhecida como Baie du Stiff, as garrafas do Miolo Cuvée Tradition Brut estão em contato com as temperaturas do mar (entre 11 e 13 °C) e do ar (de 8 a 10 °C), além de receberem as influências benéficas da constante e suave agitação marítima.

Para Adriano Miolo os surpreendentes efeitos resultantes das condições de conservação das garrafas são observados em testes laboratoriais e degustações, realizados com frequência para acompanhar o amadurecimento da bebida submetida ao processo de imersão. “Em uma análise de espectometria de massa, por exemplo, um Espumante submerso apresentou 10 vezes mais compostos moleculares do que os envelhecidos pelo método tradicional. Esses compostos são responsáveis pela formação dos aromas e da complexidade do vinho.”

Ainda segundo Adriano Miolo, para degustações às cegas, conduzidas por especialistas da área, os resultados trouxeram alguns destaques relevantes para afirmar a qualidade do processo: os espumantes apresentam sabor mais rico e floral, adquirem complexidade sem perder o frescor percebendo-se, também, apuradas notas de manteiga ou castanha.

As garrafas do Miolo Cuvée Tradition Brut estão dispostas horizontalmente em container especial e repousarão durante um ano na cave submersa. Os espumantes serão retirados do mar em novembro deste ano e comercializados no Brasil e na França em uma edição especial.

O Miolo Cuvée Tradition Brut é elaborado no Vale dos Vinhedos (RS) com uvas Chardonnay e Pinot Noir pelo Método Tradicional (com fermentação na própria garrafa).

Miolo conquista Medalhas de Ouro na Grande Prova de Vinhos do Brasil 2016

13 de janeiro de 2017

Rótulos da vinícola foram prestigiados nas categorias Espumante Brut Branco Champenoise, Tinto Cortes, Tinto Merlot e Tinto Super Premium, nova categoria da premiação

O ano de 2017 começou trazendo à Miolo não apenas um, mas cinco excelentes motivos para comemorar: a vinícola foi consagrada na Grande prova de Vinhos do Brasil, do Anuário Vinhos do Brasil 2017, com cinco Medalhas de Ouro em quatro categorias da avaliação.

Na categoria Espumante Brut Branco Champenoise, receberam as medalhas douradas os prestigiados Miolo

Cuvée Tradition Brut, espumante brasileiro mais apreciado na França, e o Miolo Millésime Brut, eleito o melhor espumante elaborado pelo método tradicional do Hemisfério Sul.

Para receber o Ouro da categoria Tinto Cortes, a escolha foi pelo Miolo Cuvée Giuseppe Merlot/Cabernet Sauvignon 2013, vinho que traz no nome uma homenagem ao fundador da família Miolo e possui selo de Denominação de Origem Vale dos Vinhedos - DOVV.

Surpreendendo em uma dupla conquista, o aclamado Miolo Merlot Terroir 2012 levou as condecorações supremas de Tinto Merlot e Tinto Super Premium, nova categoria que avalia somente os vinhos encontrados no varejo por valores acima de R$ 100,00.

“Foi uma honra e um orgulho para a Miolo receber estas premiações em uma das mais importantes avaliações do vinho nacional. Além de ajudar a certificar nosso compromisso com a produção de qualidade, esta publicação contribui positivamente, levando informação aos apreciadores do vinho brasileiro”, comenta Adriano Miolo, superintendente da marca.

Saiba mais sobre os produtos em loja.miolo.com.br.

Miolo entre os melhores no ranking do aplicativo Vivino

16 de dezembro de 2016

Safra 2005 do icônico Miolo Lote 43 fica em 1º lugar na categoria ‘Vinhos brasileiros de corte bordalês’ * Quatro tintos e um espumante da vinícola são consagrados na classificação

O Vivino, maior aplicativo de vinhos do mundo, divulgou os resultados da Vivino’s 2017 Wine StyleAwards, lista anual que relaciona os melhores vinhos do planeta em mais de 100 categorias.

Quatro delas são dedicadas a vinhos brasileiros e em todas estão contemplados rótulos assinados pela Miolo. Na relação dos ‘Vinhos brasileiros de corte bordalês’, destacaram-se o Miolo Cuvée Giuseppe Merlot / Cabernet Sauvignon 2012 e o Miolo Lote 43 Merlot / Cabernet Sauvignon 2005, que conquistou o 1º lugar da categoria.

Concebido em homenagem ao italiano Giuseppe Miolo, patriarca da família, o vinho leva o nome da terra adquirida pelo imigrante no ano de sua chegada ao Brasil. O rótulo é elaborado com um blend das uvas Merlot e Cabernet Sauvignon, em um corte harmônico selecionado por Adriano Miolo, enólogo da vinícola.

Na categoria ‘Melhores Cabernet Sauvignon’, o destaque ficou com o Quinta do Seival Cabernet Sauvignon 2012, e na lista do ‘Melhor Merlot brasileiro’, a conquista foi para o Miolo Merlot Terroir 2011.

Além de despontar nas três categorias destinadas ao vinho tinto, a vinícola brasileira também foi classificada na lista de ‘Melhores espumantes brasileiros’, com o Miolo Millésime Brut 2011, eleito o melhor espumante elaborado pelo método tradicional do Hemisfério Sul.

Os rótulos selecionados reafirmam a importância de uma produção que representa as expressões de diferentes terroirs brasileiros (Vale dos Vinhedos/RS, Campanha/RS e Vale do São Francisco/BA), elaborados com uvas que têm destaque na produção nacional e vêm conquistando um espaço de alta relevância fora do Brasil.  

Os eleitos do Vivino’s 2017 Wine Style Awards foram classificados pelos mais de 21 milhões de usuários do app.

Saiba mais sobre os produtos em loja.miolo.com.br.

Miolo inaugura no BarraShoppingSul sua terceira loja exclusiva de espumantes do Brasil

13 de dezembro de 2016

Champanharia Natalicio by Miolo, que já conta com unidades em São Paulo, na badalada região dos Jardins, e no Shopping Iguatemi, de Porto Alegre, inaugura operação na Zona Sul da capital gaúcha

Lançada em parceria com a Miolo, em dezembro de 2015, a Champanharia Natalicio segue em plena expansão de seu sistema de franquias e anuncia a inauguração de sua terceira Wine Store para o dia 29 de dezembro, no BarraShoppingSul, em Porto Alegre. Segunda unidade da capital gaúcha, a nova Champanharia reafirma o lema da franquia, idealizada para oferecer espumantes e gastronomia de alto padrão com preços justos.

Destinada a diferentes paladares e bolsos, a loja irá trazer a linha completa de espumantes e vinhos da Miolo, com opções como a descontraída linha Terranova, até o sofisticado Miolo Millésime Brut, eleito o melhor espumante elaborado pelo método tradicional do Hemisfério Sul, e o Miolo Cuvée Tradition Brut, espumante brasileiro mais apreciado na Franca, a terra do Champagne.

A nova unidade terá capacidade para mais de 200 pessoas e contará com uma cave, espaço reservado onde clientes e empresas poderão realizar eventos particulares em um ambiente atraente e sofisticado. No local também serão comercializados, além dos rótulos da Miolo, acessórios e itens para presente.

Para os idealizadores do projeto, o chef Eduardo Natalício e o administrador Júlio Rocha, as vantagens do conceito inovador voltarão tanto para o investidor quanto para o consumidor do espumante brasileiro. “Para o cliente, a promessa é de uma experiência gastronômica exclusiva, porque será possível degustar a qualquer hora do dia um espumante excepcional acompanhado por pratos preparados com ingredientes de alta qualidade a um preço acessível”, comenta Natalício.

“A Champanharia do BarraShopping foi planejada para atender à necessidade, cada vez maior, dos moradores da zona sul da capital de um local de encontro entre familiares, amigos e amantes da boa vida, onde seja oferecida a experimentação de excelentes espumantes e vinhos harmonizados com uma rica gastronomia. A vista privilegiada do pôr do sol do Guaíba é uma cortesia da casa!”, reforçam os proprietários da franquia, Gilberto Vives, Alexsandra Hossein Vives e Renata Quadros.

Para Adriano Miolo, superintendente da vinícola, a abertura de mais uma unidade da champanharia reforça o sucesso da parceria entre a Miolo e o chef Natalicio: “É mais um passo importante em nossa missão de levar nossos vinhos e espumantes, premiados em todo o mundo, a um número cada vez maior de apreciadores”.

Além das unidades do Shopping Iguatemi e BarraShoppingSul, em Porto Alegre, e na Rua Haddock Lobo, em São Paulo, a primeira rede de Champanharias do Brasil seguirá seu projeto de expansão com a inauguração de novas unidades planejadas para Canoas (RS), Gramado (RS) e Recife (PE).

Wine Store Champanharia Natalício by Miolo

Barra Shopping Sul - Av. Diário de Notícias, 300, Cristal

Porto Alegre/RS

Miolo brilha em noite de sofisticação no Chile

29 de novembro de 2016

A Miolo comemora a participação elogiada de suas ‘borbulhas’ na última Gala de Espumantes 2016, realizada na cidade de Santiago, no Chile. O evento dedicado exclusivamente aos sparkling wines reuniu grandes marcas nacionais e internacionais de espumantes.

Única marca brasileira do evento, para recepcionar o público formado por profissionais do setor, imprensa, formadores de opinião e enófilos, a Miolo levou uma seleção de seus mais notáveis espumantes, elaborados pelo Método Tradicional, fermentado na própria garrafa, o mesmo utilizado na região de Champagne, na França.

Além do premiado Miolo Millésime Brut D.O, brindaram a noite os espumantes da Linha Miolo Cuvée Tradition, composta pelos elegantes Brut, Brut Rosé, Demi-Sec, linha de espumantes que alcançou recorde de exportações em 2016, com mais de 100 mil garrafas vendidas para o mercado externo, principalmente em Paris.

As borbulhas da Miolo, são exclusividade da distribuidora Cavas Reunidas, dona da renomada bandeira de lojas Mundo del Vino. Na ocasião, a Miolo esteve junto aos principais rótulos da categoria vendidos atualmente no Chile e ganhou destaque expressivo entre os convidados, que não pouparam elogios aos protagonistas da marca.

“Durante o evento, muitas pessoas retornavam para elogiar, dizendo que nossos espumantes eram os melhores do evento. Receber este retorno positivo de um público tão seleto no Chile, após a espetacular repercussão do Miolo Cuvée Tradition em Paris, é mais uma prova da ampla dimensão que o nosso espumante está alcançando!”, comemora Adriano Miolo, superintendente da marca.

Campanha Cuvée Tradition Brut

Centrada no sucesso do Miolo Cuvée Tradition Brut na França, a campanha de final de ano da Miolo traz a cidade luz como cenário para as peças de comunicação do período. “O objetivo é reforçar a consagração do rótulo como o espumante brasileiro mais apreciado na terra do champagne”, afirma Adriano Miolo, superintendente da marca.

Um vídeo muito especial foi lançado para expressar o charmoso estilo de vida dos franceses, que dará o tom das peças. Para assisti-lo, acesse: http://migre.me/vlDce.

A campanha assinada pela Agência Matriz vai contemplar veículos impressos, TV e redes sociais da Miolo (grupomiolo).

O espumante

Elaborado no Vale dos Vinhedos com uvas Chardonnay e Pinot Noir pelo Método Tradicional (com fermentação na própria garrafa), o Miolo Cuvée Tradition Brut envelhece durante 12 meses nas caves subterrâneas da Miolo.

Mathieu Wehrung, proprietário da Soif D’ailleurs, declarou sua surpresa ao degustar pela primeira vez um espumante brasileiro de altíssima qualidade, escolhido por ele para representar o Brasil na seleção da loja. “Hoje, ninguém sai daqui sem receber uma forte recomendação da Miolo e essa atitude representa nossa extrema confiança neste produto, que tem se tornado cada vez mais reconhecido e apreciado pelos franceses. É uma verdadeira dádiva”, exaltou Wehrung.

Miolo anuncia campanha internacional do espumante Cuvée Tradition com Steven Spurrier e imersão de garrafas em mar francês

25 de outubro de 2016

Vinícola celebra na Embaixada Brasileira em Paris, o sucesso de vendas do Miolo Cuvée Tradition, com aproximadamente 100 mil garrafas vendidas no mercado externo em 2016

A Miolo, uma das empresas vitivinícolas mais consagradas e premiadas do Brasil, celebra o sucesso do espumante Miolo Cuvée Tradition, que se consagrou em 2016 como o produto mais exportado da marca.O rótulo será a estrela da campanha de final de ano da empresa, que está preparando uma grande ação internacional para comemorar o êxito da bebida na Europa, especialmente na França, a terra do champanhe, onde é o espumante brasileiro mais vendido.

(Container de garrafas sendo submerso para o fundo do mar)

A Embaixada do Brasil na França será o cenário para um evento especial que vai celebrar o número impressionante de vendas do espumante em solo francês e marcar o lançamento da campanha de final de ano da Miolo. Só em Paris, foram comercializadas mais de 10 mil garrafas do Miolo Cuvée Tradition na

Soif D’ailleurs, wine shop consagrada como melhor loja de vinhos de Paris em 2016 no Guia Pudlo.

Para o encontro, que acontece nesta semana, no dia 27 de outubro, foi convidado o ícone Steven Spurrier, reconhecido crítico inglês de vinhos e organizador do famoso Julgamento de Paris. Spurrier estará ao lado de Mathieu Wehrung, fundador da Soif, e de Anderson Tirloni, gerente de exportações da Miolo, que irão falar aos ilustres convidados e renomados jornalistas e críticos de vinhos da imprensa francesa, sobre a Miolo e a vitivinicultura brasileira.

(Container de Miolo Cuvée Tradition no fundo do mar)

Cave submarina em Bretagne

Para celebrar este sucesso internacional do espumante Miolo a campanha também contou com outro marco especial: a imersão de um lote de 500 garrafas do Miolo Cuvée Tradition Brut no mar da província de Bretagne, no Atlântico Norte, na França, realizado na última sexta-feira, dia 21.

Quem realizou a operação foi a Amphoris (www.amphoris.fr), empresa francesa cuja especialidade é selecionar locais para a imersão de garrafas, criando caves submarinas em

condições ideais: escuridão e umidade total e temperatura constante. De acordo com Denis Drouin, presidente da Amphoris, “o ambiente marinho cria condições adequadas e peculiares para o envelhecimento do vinho”. Dispostas horizontalmente em um container especial que propicia o contato direto das garrafas com as correntes marítimas, elas repousarão durante um ano no mar de Bretagne. Após a retirada destas garrafas do fundo do mar, elas serão comercializadas em uma edição especial.

A Miolo é a primeira empresa brasileira a realizar este procedimento de imersão em caves submarinas, acompanhando uma tendência onde várias vinícolas na Europa estão aderindo a esta inovação.

(garrafas dispostas horizontalmente no container)

A campanha

Centrada no sucesso do Miolo Cuvée Tradition Brut na França, a campanha de final de ano da Miolo vai trazer a cidade luz como cenário para as peças de comunicação do período. “O objetivo é reforçar a consagração do rótulo como o espumante brasileiro mais apreciado na terra do champagne”, afirma Adriano Miolo, superintendente da marca.

Um vídeo muito especial será lançado para expressar o charmoso estilo de vida dos franceses, que dará o tom das peças.

A campanha assinada pela Agência Matriz vai contemplar veículos impressos, TV e redes sociais da Miolo (grupomiolo) e poderá ser vista a partir do dia 25 de outubro.

O espumante

Elaborado no Vale dos Vinhedos com uvas Chardonnay e Pinot Noir pelo Método Tradicional (comfermentação na própria garrafa), o Miolo Cuvée Tradition Brut envelhece durante 12 meses nas caves subterrâneas da Miolo.

Mathieu Wehrung, proprietário da Soif D’ailleurs, declarou sua surpresa ao degustar pela primeira vez um espumante brasileiro de altíssima qualidade, escolhido por ele para representar o Brasil na seleção da loja. “Hoje, ninguém sai daqui sem receber uma forte recomendação da Miolo e essa atitude representa nossa extrema confiança neste produto, que tem se tornado cada vez mais reconhecido e apreciado pelos franceses. É uma verdadeira dádiva”, exaltou Wehrung.

Miolo apoia evento beneficente em prol da ONG Operação Sorriso Brasil

10 de outubro de 2016

A Miolo já está com coração e sorriso abertos para brindar a segunda edição do Bingo Operação Sorriso, evento promovido pela ONG internacional, que atua há quase 20 anos no Brasil realizando cirurgias gratuitas em crianças portadoras de lábio leporino e fissura palatina.

No dia 16 de outubro, a vinícola apoiará o evento em São Paulo, no Espaço Trio Pérgola, brindando com os 300 convidados – entre personalidades do mundo das artes, do entretenimento e da moda – com o premiado espumante Miolo Cuvée Tradition Brut, eleito um dos melhores da América do Sul pela prestigiada revista inglesa Decanter e destaque de vendas em Paris.

A Miolo estará nas mesas VIP’s do evento com o clássico Miolo Reserva Merlot, tinto elaborado na região da Campanha; e vinhos também serão disponibilizados para sorteio entre os convidados.

A Operação Sorriso Brasil possui mais de 5 mil médicos cadastrados e já realizou mais de 4.500 procedimentos cirúrgicos gratuitos no país, recuperando o sorriso, a autoestima e a perspectiva de inclusão social a milhares de crianças brasileiras.

Saiba mais sobre a ONG: www.operacaosorriso.org.br

No pódio: espumante Miolo brinda vitória dos ralis Mitsubishi MotorSports e Outdoor em Ribeirão Preto

4 de outubro de 2016

A Miolo, uma das mais reconhecidas e premiadas vinícolas do Brasil, brinda, em 2016, uma série de eventos da Mitsubishi Motors, marca de carros que promove o mais tradicional rali cross-country de velocidade do País. As empresas renovaram sua parceria e o premiado Miolo Cuvée Tradition Brut é o espumante oficial dos pódios da temporada 2016 de competições.

No dia 8 de outubro, quem vai estourar as garrafas são os vencedores da 11ª etapa do rali  MotorSports e da 5ª Etapa do rali Outdoor, em Ribeirão Preto (São Paulo). As provas vão premiar os pilotos não-profissionais que aceleram na pista a bordo dos veículos Pajero 4×4, L200 4×4, ASX 4×4, ASX Outdoor e Outlander 4×4.

“Será mais uma temporada muito especial para nós, porque além de estarmos presentes em todas as etapas de competições da Mitsubishi, teremos um papel excepcional: compartilhar a alegria e satisfação junto aos vitoriosos”, enfatiza Adriano Miolo, superintendente do grupo Miolo.

O Miolo Cuvée Tradition Brut vai ao pódio em sua versão de um litro e meio nas provas Mitsubishi Lancer Cup, Mitsubishi Cup, Mitsubishi Outdoor, Mitsubishi MotorSports e Suzuki Off Road. O calendário das competições pode ser acessado aqui.

De onde vem a tradição de estourar espumante no pódio?

A tradição de estourar espumantes no pódio começou por acaso, durante a cerimônia de premiação do piloto Jo Siffert, em 1966, vencedor das 24 horas de Le Mans, uma das mais tradicionais corridas automobilísticas do mundo. Provavelmente pelo superaquecimento da garrafa, a rolha “explodiu”, molhando todos que estavam perto do pódio. No ano seguinte, o piloto Dan Gurney molhou o público deliberadamente, fazendo com que o gesto se tornasse tradição entre os pilotos.

Safra 2016: Miolo classifica 8 amostras na Avaliação Nacional de Vinhos

26 de setembro de 2016

A Miolo acaba de conquistar a classificação de 8 amostras entre os 30% mais representativos da safra 2016 na 24ª Avaliação Nacional de Vinhos, considerada a maior avaliação de vinhos do mundo, e que há mais de duas décadas reconhece grandes nomes da produção vitivinícola do Brasil.

Com duas amostras classificadas, o Miolo Reserva Tempranillo safra 2016 e do RAR Sauvignon Blanc safra 2016, a vinícola conquistou o paladar de 88 enólogos e integrou a lista dos 16 vinhos representativos desta safra, que foram apresentados para mais de 850 enófilos em Bento Gonçalves (RS), onde a avaliação aconteceu. Os 16 vinhos classificados foram comentados pelo júri composto por profissionais da Bélgica, Chile, Reino Unido, França, USA, Grécia e Brasil.

Para definirem as 16 amostras representativas em diferentes categorias, os especialistas da Avaliação Nacional degustaram 241 vinhos, dos quais 30% foram classificados. Destes, saem os 16 vinhos que, além de representarem a safra em questão, apontam tendências para a vitivinicultura nacional.

“Nos destacamos entre centenas de amostras, o que atesta o cuidado da Miolo em todas as fases da elaboração dos vinhos e indica a alta qualidade das próximas garrafas que vão chegar ao mercado”, celebra Adriano Miolo, superintendente do grupo.

Além de figurar a lista dos rótulos mais representativos da safra deste ano, outros vinhos da Miolo estiveram entre os 30% classificados:

Projeto

Variedade

Categoria

Miolo

Tempranillo

Tinto Fino Seco

Merlot

Tinto Fino Seco

Chardonnay/Pinot Noir

Vinho Base para espumante

Tannat

Tinto Fino Seco

RAR

Sauvignon Blanc

Branco Fino Seco Aromático B

Terranova

Syrah

Tinto Fino Seco

Almadén

Pinotage/Chardonnay/Gamay

Vinho Base para espumante

Chardonnay

Branco Fino Seco Não Aromático A

Miolo é Medalha de Ouro na edição brasileira do Concurso Mundial de Bruxelas

21 de setembro de 2016

Referência internacional na elaboração de vinhos e espumantes, a Miolo celebra o resultado de uma das mais relevantes premiações do segmento: com o Quinta do Seival Alvarinho 2013, a vinícola conquistou uma Medalha de Ouro no 14º Concurso Mundial de Bruxelas Edição Brasil!

O branco superpremium da Miolo é elaborado 100% com a uva Alvarinho, é um vinho único, perfumado, de uma variedade portuguesa muito em voga, mas não muito plantada. Ela ganhou cultivo bem-sucedido na região da Campanha, no Rio Grande do Sul. O vinho passa por um processo de envelhecimento de 12 meses em barricas de carvalho francês e apresenta intensa complexidade aromática e paladar frutado e fresco, com final longo e persistente.

A degustação às cegas do concurso reuniu mais de 400 rótulos nacionais, que foram avaliados pelo júri composto por 19 especialistas do universo dos vinhos. Entre eles, o diretor da Vino Magazine, Baudouin Havaux; o colunista de bebidas da Jovem Pan, Cesar Adames; o jornalista especializado em agronegócios e vinhos, Irineu Guarnier; a enóloga Marite Carlin; o consultor de vinhos da GoWhere Gastronomia, Walter Tommasi; e o editor do blog Divino Guia, Álvaro Cézar Galvão.